DEVOCIONAL - CDBC 21 - "O REDENTOR"

  CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 21. Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus?

Resposta: O único Redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo, que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem. Assim, Ele é e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas e uma só pessoa, para sempre.

Ref. 1Tm 2.5; Jo 1.14; Rm 9.5; Cl 2.9; Hb 13.8: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” 1Tm 2:5; “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” Jo 1:14

Comentário: O catecismo pergunta: "Quem é o Redentor?" O Redentor é o Nosso Senhor Jesus Cristo, "verdadeiro Deus" e "verdadeiro homem". Esta é uma das doutrinas mais fundamentais das Escrituras Sagradas. O Verbo eterno de Deus, o Filho, a segunda Pessoa da Trindade, assumiu a natureza humana no tempo e no espaço, com todas as suas limitações, com o propósito de ser o segundo Adão, o representante da nova aliança, a aliança do seu sangue. Isso era necessário para que Ele pudesse assumir nossas dores e nos representar de maneira perfeita. Podemos afirmar, com o testemunho das Escrituras: "Cristo Jesus, Homem".

Ao mesmo tempo, Ele manteve Sua natureza divina. Jesus, em Seu ministério e vida, manifestou tanto Sua natureza humana — sentindo fome, sede, crescendo em sabedoria e graça, cansando-se, chorando — quanto Sua natureza divina — conhecendo o coração das pessoas, profetizando o futuro, realizando milagres, perdoando pecados e se transfigurando, revelando Sua natureza divina a Pedro, Tiago e João, Seus discípulos mais próximos.

A encarnação foi uma grande demonstração do amor de Deus por nós, e sabemos que o Senhor Jesus nunca mais deixará de possuir a natureza humana. Isso demonstra a profundidade do amor de Deus. No decorrer destes estudos, veremos o quão essencial isso foi para a nossa salvação. Soli Deo Gloria (SDG).

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.