Seguidores

Marcadores

Mostrar mais

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 62 - "BENÇÃOS DO DESCANSO"

 CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 62. Quais são as razões anexas ao quarto mandamento?
Resposta: As razões anexas ao quarto mandamento são: a permissão que Deus nos concede de fazermos uso dos seis dias da semana para os nossos interesses temporais; o reclamar Ele para si a propriedade especial do dia sétimo; o seu próprio exemplo e a bênção que conferiu ao dia do descanso.
Referências: Êx 31.15-16; Lv 23.3; Êx 31.17; Gn 2.3.

Comentário:
Chegamos à aplicação deste grande mandamento. Já vimos que Deus estabeleceu um dia de louvor e adoração, e que com a ressurreição de Cristo, o domingo passou a ser o “Dia do Senhor” para os cristãos. Agora, cabe-nos aplicar este ensinamento de modo prático e piedoso.

Devemos dedicar este dia ao Senhor, adorando-o de modo público e particular. Isso acontece quando, em nossos lares, separamos tempo para a oração e a leitura da Palavra; quando ensinamos os nossos filhos no temor do Senhor; quando empregamos nossos dons e esforços em obras de misericórdia e na expansão do Reino de Cristo.

Também o fazemos quando nos reunimos como Igreja, ou em pequenos grupos, para adorar e glorificar o nosso Redentor. Cumprimos este mandamento quando utilizamos o “Dia do Senhor” para o serviço ao próximo, para visitar, socorrer e amar concretamente, refletindo o amor cristão. Em suma, podemos e devemos dedicar este dia ao Senhor de muitas e variadas maneiras.

Importa ressaltar que este mandamento não ensina que Deus exige somente um dia de consagração, mas que requer ao menos um dia de dedicação integral a Ele — como um sinal visível de que toda a nossa vida Lhe pertence.

Por fim, a razão anexa a este mandamento é a bênção do descanso prometido por Deus. Enquanto estamos neste mundo, podemos experimentar antecipadamente algo do descanso celestial — aquele que será plenamente revelado na gloriosa volta de Cristo. Assim, o dia do Senhor é, por um lado, um memorial da criação e, por outro, um prenúncio da redenção consumada. Que, ao guardá-lo, descansemos em Sua graça e esperemos com fé o descanso eterno prometido aos que O amam e O servem.

Soli Deo Gloria.

CDBC – Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.



Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.