DEVOCIONAL - VENCENDO O COMODISMO E A INDIFERENÇA

Agora pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? Diz o Senhor dos Exércitos?. Malaquias 1:9

        A mensagem do profeta Malaquias foi uma exortação solene para que o povo da Aliança, o Israel de Deus, desperta-se de sua letargia e frieza espiritual. 
       Malaquias foi um profeta que pregou no contexto do pós-exílio, quando o povo já havia retornado do cativeiro na Babilônia e vivenciado a restauração do templo, e a reconstrução dos muros de Jerusalém nos dias Esdras e Neemias.
        A mensagem do profeta é inequívoca. Deus reprovava a expressão do culto em Jerusalém e não se agradava da vida e da atitude desleixada do povo diante dele. Existiriam pelo menos cinco razões para tal rejeição: oferecimento sem consagração; adoração sem disposição; aliança sem compromisso; contribuição sem fidelidade; e palavras sem reverência.
      Cada uma destas razões, foram impeditivos das bênçãos da Aliança. Por meio da desobediência, os Israelitas experimentaram: reprovação divina ao culto, rejeição de suas súplicas, instabilidade econômica e espiritual e profunda desordem na família.
     Esta exortação era urgente e necessária, pois Deus estava preparando o seu povo para a manifestação suprema do Messias. Era necessário vencer o comodismo e indiferença no culto.
      Esta mensagem ainda é atual. Deus deseja adoradores que demonstrem consagração e compromisso com a sua obra. Adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade.
Jesus Cristo, o messias, e Senhor da Aliança já nos providenciou um novo, perfeito e eterno sacrifício. Este, já foi aceito por Deus Pai, e se aplica a todos nós, eleitos de Deus que já experimentamos da sua graça e amor leal.
       De agora em diante a nossa vida deve ser também um oferecimento santo, justo e agradável a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.