REFLEXÃO - 300 ANOS DE CUIABÁ, CUYABÁ, KUYAVERÁ, ARRAIAL DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ

Fiz esta homenagem a exatamente um ano. Porém, acredito que ainda continua válida! 301 anos de nossa amada Cuiabá! 
300 anos de Cuiabá, Cuyabá, Kuyaverá. Arraial do Senhor bom Jesus de Cuiabá.
        Cuiabá é uma cidade tricentenária. Suas origens remontam as entradas e bandeiras, e a sua história, dista do longínquo período colonial. Cuiabá foi importante testemunha e agente da história do nosso país. O Brasil colonial encontrou aqui uma veia aurífera tão importante que a administração da Capitania de São Paulo foi transferida para estas terras, nos dias de Dom João V rei de Portugal. Cuiabá foi cenário do Império, testemunhou a Velha e Nova República, o Estado Novo e a era Vargas, e que no período militar Cuiabá recebeu algumas obras de infraestrutura, que até hoje estão presentes em sua arquitetura secular, e que por meio de agentes políticos e da sociedade civil colaborou de maneira decisiva com o movimento pelas Eleições Diretas, por meio da histórica emenda Dante de Oliveira. Cuiabá que teve em Eurico Gaspar Dutra um presidente nascido em solo Cuiabano.
        Na economia Cuiabá também, teve importância e destaque. Na corrida do ouro, no período colonial, a nossa Villa Real foi a maior veia aurífera da colônia, nosso ouro, segundo teses de história foi considerado importante para a Revolução Industrial, e após a divisão do Estado na década de 70, destacou-se como a capital brasileira, do Estado com o maior rebanho de gado de corte bovino, e celeiro do País. 
           Cuiabá dos artistas e poetas, dos historiadores e literatos, dos oradores e clérigos ilustres, Dom Aquino e Phillipe Landes, e dos jornais antigos como “A Pena Evangélica" e "A Cruz." Cuiabá dos ribeirinhos e artesãos e de sua rica tradição cultural. Cuiabá da fina gastronomia e da gente calorosa e amiga, fruto da miscigenação, e acolhida que trezentos anos de história lhe legaram. Cuiabá de sotaque inconfundível e dos casarões de adobe com portas voltadas para rua, onde nos quintais, ao fundo, escondem-se belos pomares de frutas tropicais, que quando vistos do alto dos prédios e mirantes, revelam a nossa linda cidade verde.
            Cuiabá, Cuiabá, Cuiabá...
           Cuiabá onde pipa é pandoga, bolinha de gude é bolita, onde estrangeiro é pau-rodado, digoreste é alguém exímio em seu ofício, uma pessoa elegante é podre de chique! Cuiabá da casa de minha mãe, parada obrigatória em todos os momentos. Cuiabá do Araés, do Cophamil, do Consil, do Tijucal, do CPA, do Residencial Paiaguás, do antigo Cuiabá Shopping, na Barão de Melgaço. Onde a gurizada matava aula para jogar vídeo-game. Cuiabá, parada obrigatória das férias, espaço da lembrança e dos amigos de sempre. Cuiabá cenário permanente da saudade de um tempo bom que não volta mais...
        Cuiabá do Liceu Cuiabano, Nilo Póvoas, da Escola Técnica Federal e do Colégio São Gonçalo onde estudei e aprendi muito sobre a vida e os valores que carrego até hoje, e por isto, sou imensamente agradecido. Cuiabá da rua 13 de Junho onde está o Sesc Arsenal e a quase centenária Igreja Central de Cuiabá. Obra da missão presbiteriana, fruto do projeto do Dr. Willian Waddell, construída no terreno doado pela família Dias, local onde conheci minha esposa, batizei minha filha, e fui ordenado pastor. 
        Desejo a nossa amada cidade um feliz aniversário e que dias melhores venham sobre a vida daqueles que diariamente residem, estudam e trabalham nesta tricentenária Capital cuja a virtude é maior do que ouro. 
            Deus abençoe a nossa cidade!

Lucas do Rio Verde, 08 de Abril de 2019.
Rev. Manoel Gonçalves Delgado Júnior



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.