LEITURA - PREGAÇÃO BÍBLICA. O DESENVOLVIMENTO E A ENTREGA DE SERMÕES EXPOSITIVOS. HADDON ROBINSON

ROBINSON, Haddon, Pregação Bíblica, O desenvolvimento e a entrega de Sermões Expositivos. SHEDD Publicações, São Paulo. SP. 2003. 272 páginas.
Nesta obra do professor de pregação do seminário Gordon-Conwell, e expositor bíblico grande expressão em língua inglesa, Haddon, Robinson, encontramos os passos para preparação e entrega de sermões expositivos. O conceito de sermão expositivo de Robinson é amplo e engloba várias estruturas de sermão. Para o autor “A pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem em seu contexto que o Espírito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois através dele a seus ouvintes.” (Pág.22)
Os capítulos iniciais (1-2) são dedicados a definição de pregação expositiva e a formulação da grande ideia do sermão, nos capítulos (3-8) o autor apresenta dez etapas para desenvolvimento de sermões expositivos, que por sua vez, podem ser reduzidas a quatro seções. A primeira seção (Etapas 1-2), tem como foco a seleção e o estudo da passagem bíblica a ser pregada. Na segunda seção (Etapas 3-5), Robinson dedica dois passos a descoberta e análise da ideia exegética e um dedicado a formulação da ideia homilética. A terceira seção (Etapas 6-7) procura estabelecer o propósito da mensagem e a sua aplicação. Na quarta e última seção (Etapas 8-10), são dedicados a elaboração do esboço do sermão. Os capítulos finais (9-10) são dedicados a linguagem, estética e gestual do pregador. A obra conta ainda com dois apêndices e exercícios ao final de cada capítulo.
A obra tem o mérito de apresentar modelos para elaboração de sermões dedutivos e indutivos, o que demonstra atualização metodológica e o domínio das diversas formas de exposição bíblica. A linguagem da obra é clara e acessível. Certamente vai se tornar um texto de referência para os seminários e institutos bíblicos no contexto brasileiro, assim como já tem sido em contexto americano.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.