DEVOCIONAL 160 - INSPIRADAS PETIÇÕES (3)

 PDE 160 - Inspiradas petições (3)

 Sou peregrino na terra; não escondas de mim teus mandamentos. Salmo 119.19

Esta petição descreve o desejo do salmista de conhecer os mandamentos divinos. O fundamento de sua petição é a brevidade da vida. O salmista utiliza a imagem de um peregrino, ou forasteiro para descrever a sua condição. A imagem da peregrinação não era estranha para o Salmista, e nem para o povo, pois os hebreus têm a sua origem a partir de uma promessa feita ao patriarca Abraão, que foi chamado por Deus para deixar  casa dos seus pais e sua terra para empreender uma grande jornada, assim, pela fé, iniciou uma peregrinação saindo de Ur dos Caldeus, rumando para à terra da promessa. Igualmente podemos recordar que por 400 anos o povo hebreu viveu no Egito, a princípio de modo digno, mas devido a uma mudança dinástica, o povo se tornou escravo. Aqui nesta imagem da peregrinação encontramos uma perfeita descrição do caráter transitório da vida. Um peregrino, ou forasteiro é alguém que não se adéqua totalmente ao local em que habita, está de passagem, e ainda não possui a cidadania plena no local onde se encontra. Se esta é a condição do salmista, ele pede a Deus que permita que ele tenha conhecimento de sua vontade, para assim viver de modo digno, útil e agradável a Deus.      

Esta imagem me fez recordar de um episódio relatado pelo Dr. Russel Shedd sobre um eminente pregador, reconhecido mundialmente por sua piedade que, numa ocasião quando estava hospedado para uma conferência, foi flagrado de madrugada lendo as Sagradas Escrituras a meia luz. Embora fosse avançada a noite, e a sua idade igualmente avançada, este servo de Deus, ainda demonstrava zelo e vigor empreendendo uma diligente leitura da Palavra de Deus. Quando indagado sobre o que ele estaria fazendo até tão tarde lendo a Bíblia, sua resposta foi: "Estou procurando mandamentos para obedecer." Esta busca por santidade hoje, infelizmente, é uma demanda quase esquecida do povo de Deus. O comentário Diario Vivir, destaca que este salmo descreve a lei de Deus como um verdadeiro mapa da jornada do crente. "O salmista diz: "Forasteiro sou eu na terra", portanto, necessita direção. Quase qualquer viagem requer de um mapa ou um guia. Quando viajarmos pela vida, a Bíblia deve ser nosso mapa de estradas, nos assinalando as rotas seguras, os obstáculos que devemos evitar e nosso destino final. Devemos reconhecer que somos peregrinos aqui na terra e que precisamos estudar o mapa de Deus para conhecer o caminho. Se passarmos por cima o mapa, vagaremos indefesos pela vida e nos arriscaremos a perder nosso verdadeiro destino." Que encontremos na Palavra este verdadeiro mapa para a nossa peregrinação na terra. 

Oremos ao Senhor: Deus eterno. Somos transitórios. A vida passa muito rapidamente, e não podemos errar, o tempo passa muito depressa e somos forasteiros. Revele a nós a tua vontade para podermos servir-te, e perdoa-nos os nossos pecados, pois erramos muitas vezes a rota da verdade, perdemos facilmente a direção, e deixamos, por vezes, o teu santo caminho. Que através da graça que o Senhor revela no evangelho de Cristo, encontremos uma segura e sábia direção, pois também, somos peregrinos nesta terra, e a vida é preciosa demais para ser desperdiçada, por isto, Senhor, não escondas de nós as maravilhas da Tua Lei. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.