DEVOCIONAL 164 - A GRANDE COMISSÃO DE JOÃO.

 PDE 164 (22) A grande comissão de João. 

Ele lhes disse de novo: "A paz esteja convosco! Como o pai me enviou, também eu vos envio."  Dizendo isto soprou sobre eles e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; Aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos." João 20.19-23

Nestes versos do evangelho, temos o que poderíamos denominar a grande comissão de João. Pois, neste conciso testemunho, encontramos o âmago da missão de Jesus e as suas implicações para os seus discípulos. Os missiólogos (estudiosos das missões e da missão) tem reconhecido neste movimento de Jesus, o cerne de toda a vida e papel da Igreja, que se compreende como uma agência missionária e extensão do próprio ministério de Jesus na terra. A Igreja é o corpo de Cristo. Para isto, adotaram uma expressão latina "Missio Dei", (Missão de Deus) para comunicar que a Igreja é uma consequência deste movimento de amor e reconciliação que tem sua origem em Deus. Ela é participante da missão do próprio Deus. 

Existem pelo menos três aspectos desta missão que devem ser considerados a partir destas palavras de Jesus. (1)A paz concedida por Cristo. Esta paz significa que Cristo por sua morte e ressurreição venceu, e através de sua obra redentora assegurou a verdadeira paz, que consiste na reconciliação dos homens com Deus. A paz de Cristo, não é como a paz do mundo, pois ela é consequência do "Shalom" de Deus restaurado e pressupõe a obra redentora consumada. (2) A comissão de Cristo. Assim como o Pai me enviou eu vos envio, disse Jesus. Esta equivalência no envio, nos coloca num movimento que é uma resposta e um desdobramento da obra do próprio Deus, que através de Cristo foi ao encontro do perdido, assumiu a forma de servo, e reconciliou consigo o mundo. Ela é também reveladora, do perfil da missão, pois se quisermos compreender o nosso papel neste mundo, precisamos nos identificar com o Senhor, em seu movimento descendente, e martírico em direção, e a favor dos perdidos. (3) A concessão do Espírito Santo. Jesus concedeu a Igreja poder para testemunhar, e este poder é por meio do Espírito que nos foi concedido. O perdão dos pecados é por meio da proclamação do evangelho, e este convencimento se dá através da obra do próprio Espírito divino que de forma irresistível, convence os homens do pecado, da justiça e do juízo. Este mesmo poder do Espírito Santo, que ressuscitou Jesus dentre os mortos, é que inflama o coração dos cristãos e impulsiona o testemunho da Igreja, entre todas as nações da terra. Esta obra apesar de impossível será realizada, porque o próprio Deus é o agente, a garantia, e o impulsionador da missão. Como diria o grande pregador e missionário Hudson Taylor. "A obra de Deus começa difícil, torna-se impossível, e então é feita."             

Oremos ao Senhor. Deus eterno. Graças te damos por teu amor redentor revelado em Jesus que é Deus vindo ao mundo para a nossa redenção. Ajuda-nos encontrar neste Cristo, a salvação a graça e a compaixão que assume a nossa condição, mas sem se contaminar, e que vem ao mundo para resgatar e redimir. E que mesmo sendo Deus não veio para ser servido, mas para servir, e dar a vida em resgate por muitos para a nossa redenção. Conceda-nos através dele, a Paz, o Espírito e a Vocação para pertencermos ao Senhor, e dilatarmos o teu reino até os confins da terra. Amém!

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.