DEVOCIONAL 166 - (2) OS PARADOXOS DA VOCAÇÃO. VERACIDADE.

 PDE 166 (2) Os paradoxos da vocação. 

 "...tidos por enganadores, sendo verdadeiros." 2 Corintios 6.8 NVI

Em Moulins, na França, no Museu Anne-de-Beaujeu, encontra-se o quadro “A Verdade saindo do poço”, de 1896, de autoria de Jean-Léon Gérome, um escultor e pintor francês. Esta tela retrata uma antiga fábula que conta que numa certa ocasião a Mentira e a Verdade se banharam num poço. A Mentira astutamente percebendo um descuido da Verdade pegou as suas roupas e fugiu, vestindo-se com as mesmas. A Verdade, por sua vez, recusando-se a utilizar as roupas inadequadas e andrajosas da Mentira, não teve outra opção a não ser sair nua pelas ruas. O resumo desta pequena parábola, de fundo moral é que as pessoas de modo geral preferem uma mentira vestida como verdade, e rejeitam a Verdade nua e crua. Este conto, me fez lembrar uma célebre máxima de Mark Twain, o grande romancista americano que afirmou que:“Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça os seus sapatos."  

Um dos paradoxos do ministério apresentados por Paulo, decorre justamente sobre esta relação entre a mentira e a verdade. Os apóstolos eram tidos por enganadores, sendo, contudo, verdadeiros. Os verdadeiros ministros do evangelho precisam falar a verdade de Deus, ainda que esta seja rejeitada, soe inconveniente aos ouvidos, e ressoe inadequada aos valores de uma época ou cultura. Uma mentira pode ser contada mil vezes, e apresentada como verdade, e até mesmo, alcançar uma grande aceitação devido a sua conveniência, mas ainda será uma mentira. A mentira pode correr o mundo inteiro com grande velocidade, mas a verdade ainda que pareça lenta chegará infalivelmente ao seu destino. A verdade, por mais constrangedora, desagradável e dolorosa que pareça, sempre vence, prevalece, se impõe. Por isto querido leitor, seja verdadeiro, rejeite a mentira, fundamente-se, na verdade, viva a verdade, e jamais seja apressado para emitir juízos de valor. A verdade sempre ganha. Os apóstolos tinham esta absoluta convicção.  

Oremos ao Senhor. Deus justo e verdadeiro. Te agradecemos por que tu és o Deus verdadeiro e a fonte de toda a verdade. Que a nossa palavra seja sempre "Sim", "Sim" e "Não", "Não". Sem jamais ultrapassarmos o limite sagrado. Livra-nos das amarras da mentira, que prendem todos aqueles que não são verdadeiros, em verdadeiras cadeias da mentira, hipocrisia e corrupção. Lembra-nos que a Verdade pode parecer lenta, inadequada e dolorosa, mas ela é único caminho pela qual o Senhor nos traz, cura, graça e libertação. Ainda que sejamos rejeitados que a nossa opção seja pela fidelidade, integridade e expressão da verdade. Livra-nos de toda injustiça quando somos verdadeiros, e livra-nos também de cometermos injustiça proferindo um juízo de valor contra quem quer seja. Amém!

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.