DEVOCIONAL 162 - FERIDO NA FACE.

 PDE 162 (21) Ferido na face.

"Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que lhe ensinei; eles sabem o que eu disse." A essas palavras, um dos guardas, que ali se achava deu uma bofetada em Jesus, dizendo: "Assim respondes ao Sumo Sacerdote?" Respondeu Jesus: "Se falei mal, testemunha sobre o mal; mas, se falei bem por que me bates?" João 18.21-23. BJ   

Você já recebeu um tapa na cara? Quem já sofreu este tipo de violência, sabe exatamente o quanto esta agressão fica marcada na vida daquele que a recebe, pois, este ato violento costuma resultar em marcas profundas naqueles que sofrem esta ação, isto ocorre, porque a nossa face está diretamente ligada a nossa identidade pessoal e senso de dignidade. Nos dias de nosso Senhor, não era diferente. Jesus diante do Sumo Sacerdote, foi interrogado. Não era uma reunião oficial do Sinédrio, mas uma tentativa de encontrar evidências falsas que pudessem contribuir de alguma maneira para a sua execução. Quando Jesus respondeu ao Sumo Sacerdote sobre a arbitrariedade deste ato, ele recebeu uma bofetada no seu rosto, através de uma ação repressiva de um dos guardas do templo. Como se não bastasse um interrogatório injusto, agora Jesus sofria uma severa agressão, que visava afrontar a sua dignidade minando a sua resistência. 

Jesus sabe o que é sofrer injustamente, ele compreende o que significa sofrer uma agressão sem ter realizado mal algum, por esta razão ele se compadece de nossas dores, pode responder aos nossos clamores, e  curar de nossos traumas e dramas pessoais. Neste episódio ecoa mais uma vez o Sermão do Monte, pois foi o próprio Jesus quem disse: "Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra." Mateus 5.39. Alguém poderia objetar argumentando se aqui  Jesus não foi incoerente, pois neste ato ele não ofereceu a outra face. Na verdade, Cristo fez mais do que isto, ele ofereceu a si mesmo, e mesmo ultrajado e ferido, nunca revidou, e como registram as escrituras pelos seus agressores intercedeu. O caminho da redenção foi doloroso. A paixão de Cristo, foi uma rota de sofrimento, injustiça e morte, mas o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Agora, é muito importante que se diga que se você neste momento, estiver sofrendo violência física ou abuso, seja ela doméstica, na escola, ou no trabalho, precisa imediatamente buscar ajuda, pedir socorro, e recorrendo aos seus direitos de proteção, nos limites da lei, porém esta busca  jamais deve ser empreendida com um senso de vingança, ressentimento, para que não tenhamos uma escalada ascendente de ódio e agressão, pois a vingança pertence ao Senhor, e a cura dos nossos traumas e feridas físicas e emocionais emanam da cruz do Calvário, local onde Cristo, tudo suportou.  

Oremos ao Senhor. Deus eterno, socorra a todos (as) que sofrem agressões e clamam silenciosamente por ajuda. Que Jesus Cristo, possa ser aquele que se compadece e auxilia quem foi vítima de violência, e foi agredido(a) seja no corpo ou na alma. Que Cristo venha libertar estas pessoas da violência sofrida e do ódio, ira e desejo de vingança. E que o Senhor mesmo, venha em auxílio de quem tem sofrido injustamente, não vê aparente saída e precisa de uma luz na escuridão. Traga ajuda Senhor, e liberte quem tem sofrido vivendo em um cenário difícil. Amém!  

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe com mais alguém. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.