DEVOCIONAL 167 - (3) OS PARADOXOS DA VOCAÇÃO. SUCESSO.

  PDE 167 (3) Os paradoxos da vocação. Sucesso.

 "...como desconhecidos, apesar de bem conhecidos." 2 Coríntios 6.9 NVI

Vivemos na era da informação, da super-exposição e do hiper-conhecimento. A revolução tecnológica, e as mudanças por ela ocasionadas transformaram profundamente as culturas e sociedades. Neste processo, a ampliação dos mecanismos de comunicação, o advento da internet e o surgimento das redes sociais, possibilitaram a ampliação do acesso, o encurtamento das distâncias, a possibilidade de uma comunidade global. Também devemos reconhecer que neste processo, carreiras e empreendimentos desapareceram da noite para o dia, acentuaram-se (ou apenas foram expostas?) as nossas diferenças, polarizações e até mesmo divisões. Neste mundo o sucesso é medido, cada vez por curtidas e compartilhamentos. O sucesso é pautado pela fama, e aqueles que conseguem captar a atenção do público, por qualquer razão que seja, acabam sendo elevados a condição de celebridades, ditando moda, costumes e valores. São muitas as reais possibilidades deste tempo, e, ao mesmo tempo, não são poucas as armadilhas e tentações que uma época como esta nos coloca.

Paulo ao recordar sobre as excelências do ministério apostólico discorreu sobre este caráter efêmero do da fama, sucesso e reconhecimento. Os apóstolos de Cristo não pautaram o seu ministério na fama momentânea e sucesso segundo a perspectiva humana. Paulo, reconheceu que por esta perspectiva eles seriam os mais miseráveis de todos os homens. Contudo, eu desconheço quem, apesar de toda oposição dos mecanismos oficiais do império romano, e da religião judaica, e da ferrenha oposição do paganismo greco-romano, tivesse comunicado de modo tão eficiente quanto Paulo, os apóstolos e os demais discípulos de Jesus Cristo. Eles não eram bem vindos em grandes círculos da cultura, e da sociedade de, no entanto, transtornaram à terra e fizeram ecoar a mensagem de Jesus Cristo nas mais vastas extensões do mundo. Eles eram, desconhecidos, perseguidos e cancelados, mas fizeram Cristo conhecido entre os homens, anunciando poderosamente a mensagem de Deus, e eles foram conhecidos pelos homens, temidos pelos principados e potestades, reconhecidos nos céus.        

Oremos ao Senhor. Deus eterno. Livra-nos das tentações do sucesso segundo o mundo. Pois, o mundo passa com todas as suas paixões, contudo a tua Palavra, que é eterna, jamais passará. Que esta palavra que tudo media e que sustenta a vida de quem a proclama, seja amplamente conhecida, em Cristo, sob o poder do Espírito e para a Glória de Deus. Amém!

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.