DEVOCIONAL 173 – MARAVILHOSA GRAÇA.

PDE 173 – MARAVILHOSA GRAÇA.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8

O pastor Jhon Piper escreveu um artigo publicado sobre a vida de Jhon Newton (1725-1807), o ex-mercador de escravos britânico que foi alvo de uma extraordinária experiência de conversão. Neste artigo Piper sintetiza de maneira brilhante os fatos de sua vida. “Durante seus 82 anos de vida, John Newton foi um marinheiro depravado; um pária miserável na costa da África Ocidental; um capitão de um navio de tráfico de escravos; um bem pago inspetor de marés em Liverpool; um pastor amado por duas congregações em Olney e Londres por 43 anos; um marido dedicado a Mary por 40 anos até que ela morreu; amigo pessoal de William Wilberforce, John Wesley e George Whitefield; e, finalmente, o autor do hino mais famoso da língua inglesa, “Amazing Grace”. Neste hino de beleza e profundidade teológica, Newton expressa a sua prodigiosa conversão, reconhecendo nela uma obra sobrenatural da Graça de Deus. “Maravilhosa Graça! Quão doce é o som. Que salvou um miserável como eu. Eu estava perdido e fui achado. Eu era cego agora vejo.”

Neste verso de rara beleza e profundidade teológica o Apóstolo Paulo anuncia esta maravilhosa graça de Deus. A salvação não repousa em nenhuma iniciativa humana, mas é fruto do amor e misericórdia de Deus que superabundam onde antes o pecado e rebelião predominavam. Em Cristo, temos uma nova vida e uma nova identidade divinamente forjada. Os grilhões do mundo da carne e do diabo são rompidos e num ato sobrenatural de Deus e numa intervenção soberana somos libertos das algemas da impiedade, sendo transportados para uma nova dimensão de regozijo e alegria espirituais por meio de Jesus Cristo. Numa breve análise dos versos um a dez do capítulo segundo desta epístola encontraremos as razões bíblicas para afirmarmos o quanto esta graça de Deus é maravilhosa. (1) Em primeiro lugar, podemos afirmar que ela é maravilhosa por ter sido concedida a pecadores miseráveis como eu, e você. Esta foi a experiência de Jhon Newton, do Apóstolo Paulo e de todo aquele que já foi alvo de tão espetacular salvação. (2) Também podemos dizer que a graça é maravilhosa por ser este transbordar da bondade, misericórdia e favor divino, que nos foi concedido por Jesus Cristo. (3) Poderíamos ainda dizer que ela (a graça) é maravilhosa por tirar todo e qualquer possibilidade de mérito e glória humana. A graça salvadora exalta apenas aquele é o autor da nossa salvação. (Deus) (4) Por fim esta graça revela o propósito de Deus para o ser humano redimido, que é a glória de Deus, que se evidência por uma vida transformada que realiza boas obras previamente determinadas, exaltando os atributos e o caráter de Deus. Poderíamos dizer que a graça derramada na vida dos crentes em Jesus, transborda em ações que glorificam a Deus. Que esta maravilhosa graça, possa transformar a sua vida, trazendo todas as dádivas da redenção a alegria e o deleite de quem foi alvo deste amor e compaixão. Deus abençoe!

 Oremos ao Senhor: Deus eterno. Nós te exaltamos por sua graça, que nos alcançou trazendo liberdade dos grilhões da morte e fazendo a nossa vida florescer onde antes o pecado e obstinação imperavam. Graças te damos por Jesus Cristo, aquele por meio de quem temos acesso a esta maravilhosa graça que é soberanamente aplicada em nós por obra do teu Santo Espírito. Que possamos dizer assim como o Apóstolo Paulo que onde abundou o pecado superabundou a graça. E que como teu servo Jhon Newton venhamos a exultar por tua maravilhosa intervenção. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.