DEVOCIONAL 180 - A SITUAÇÃO CONCRETA.

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Será que essa fé pode salvá‑lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Tiago 2:14-17 NAA

Eu confesso que sou muito mais lento para perceber uma necessidade, e me importar com o próximo do que eu gostaria. Creio, porém, que se eu não tivesse o hábito de ler regularmente as sagradas escrituras provavelmente me portaria ainda pior! Um inverno rigoroso chegou por estes dias e muitas pessoas comentaram sobre o frio, alguns gostam e outros o detestam. Há quem faça “fondue”, e há quem remende um agasalho antigo retirando a poeira de um esquecido casaco, ou ainda quem se enfie por tempo indeterminado debaixo de um cobertor. Acredite se quiser, mas até em Cuiabá esfriou, e se por aqui tivemos um frio abaixo de 10 graus célsius, imaginem então em outras regiões deste País. Em meio a tudo, quase me passaram desapercebidos, aqueles que necessitam de casacos e roupas de frio. Porém, a constante leitura da Palavra de Deus, uma vida de oração, e piedade, por obra do Espírito Santo, e um pouco de sensibilidade e empatia podem auxiliar-nos na percepção daquilo que deveria ser-nos óbvio, mas que muitas vezes deixamos escapar distraídos, com o ordinário da vida. Deus em sua imensa graça, porém, pode conduzir-nos à sua vontade, até mesmo nas situações mais corriqueiras.

Contemporânea da epístola aos Gálatas, de Paulo, e do evangelho segundo Marcos, esta carta de Tiago, irmão do Senhor, exorta os cristãos da dispersão a viverem a sua fé de maneira prática. Longe de representar uma contradição à epístola paulina que preconiza a justificação pela fé somente, esta epístola procura demonstrar as características de uma verdadeira fé salvadora, crença esta, que precisa ser expressa publicamente em palavras e atos, em absoluta coerência com evangelho de Jesus Cristo. Como bem disse o grande o reformador Martinho Lutero a fé e as boas obras são tão inseparáveis como a luz e o fogo. Falar sobre o amor de Deus revelado no evangelho, e desconsiderarmos os seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, pode ser uma temerária dissociação da luz e calor. A situação concreta pode expor num momento, todo um discurso habilmente proferido, que embora muito bem elaborado encontre-se destituído de lastro moral. Como diria Tiago em sua epístola “a fé se não tiver obras está morta.” Então, que tal, nestes dias de inverno, ajudarmos a todos aqueles que precisarem de luz, calor, e demonstrações concretas de nossa fé?

Oremos ao Senhor. Deus eterno. As oportunidades estão sempre diante de nós. Dá-nos olhos atentos para ver, e sensibilidade suficiente para sentirmos de que modo podemos glorificar-te neste mundo. Sabemos que o Senhor ama a justiça, a misericórdia, e a verdade que Te alegras com todos aqueles que te amam, e que por esta razão, expressam amor ao próximo. Que tenhamos corações aquecidos e mãos estendidas para exercermos ações de misericórdia e verdade que demonstrem de maneira prática a nossa esperança e fé.  Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.