DEVOCIONAL 180 - A SITUAÇÃO CONCRETA.

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Será que essa fé pode salvá‑lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Tiago 2:14-17 NAA

Eu confesso que sou muito mais lento para perceber uma necessidade, e me importar com o próximo do que eu gostaria. Creio, porém, que se eu não tivesse o hábito de ler regularmente as sagradas escrituras provavelmente me portaria ainda pior! Um inverno rigoroso chegou por estes dias e muitas pessoas comentaram sobre o frio, alguns gostam e outros o detestam. Há quem faça “fondue”, e há quem remende um agasalho antigo retirando a poeira de um esquecido casaco, ou ainda quem se enfie por tempo indeterminado debaixo de um cobertor. Acredite se quiser, mas até em Cuiabá esfriou, e se por aqui tivemos um frio abaixo de 10 graus célsius, imaginem então em outras regiões deste País. Em meio a tudo, quase me passaram desapercebidos, aqueles que necessitam de casacos e roupas de frio. Porém, a constante leitura da Palavra de Deus, uma vida de oração, e piedade, por obra do Espírito Santo, e um pouco de sensibilidade e empatia podem auxiliar-nos na percepção daquilo que deveria ser-nos óbvio, mas que muitas vezes deixamos escapar distraídos, com o ordinário da vida. Deus em sua imensa graça, porém, pode conduzir-nos à sua vontade, até mesmo nas situações mais corriqueiras.

Contemporânea da epístola aos Gálatas, de Paulo, e do evangelho segundo Marcos, esta carta de Tiago, irmão do Senhor, exorta os cristãos da dispersão a viverem a sua fé de maneira prática. Longe de representar uma contradição à epístola paulina que preconiza a justificação pela fé somente, esta epístola procura demonstrar as características de uma verdadeira fé salvadora, crença esta, que precisa ser expressa publicamente em palavras e atos, em absoluta coerência com evangelho de Jesus Cristo. Como bem disse o grande o reformador Martinho Lutero a fé e as boas obras são tão inseparáveis como a luz e o fogo. Falar sobre o amor de Deus revelado no evangelho, e desconsiderarmos os seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, pode ser uma temerária dissociação da luz e calor. A situação concreta pode expor num momento, todo um discurso habilmente proferido, que embora muito bem elaborado encontre-se destituído de lastro moral. Como diria Tiago em sua epístola “a fé se não tiver obras está morta.” Então, que tal, nestes dias de inverno, ajudarmos a todos aqueles que precisarem de luz, calor, e demonstrações concretas de nossa fé?

Oremos ao Senhor. Deus eterno. As oportunidades estão sempre diante de nós. Dá-nos olhos atentos para ver, e sensibilidade suficiente para sentirmos de que modo podemos glorificar-te neste mundo. Sabemos que o Senhor ama a justiça, a misericórdia, e a verdade que Te alegras com todos aqueles que te amam, e que por esta razão, expressam amor ao próximo. Que tenhamos corações aquecidos e mãos estendidas para exercermos ações de misericórdia e verdade que demonstrem de maneira prática a nossa esperança e fé.  Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.






Comentários

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Ansiedade Anti-apologética Arca da Aliança Argumento ontológico Artes Artigo AT Áudio Batalha Espiritual Bíblia Breve Catecismo Bullying BuscadorBíblico Calvino Casamento Catolicismo CDBC Ceia do Senhor Charis Christopher Wright Cipriano de Cartago Conflitos Conversão Corona vírus Corpo e Membros Corrupção Crescimento Crise Mundial Cristianismo Histórico Crônica Crônicas Crucificação Cuiabá Cultura Dagon Daniel Darwinismo Desenvolvimento de líderes Design inteligente Devocionais Devocional Didática Direitos Humanos DIRETO DO TEMPLO Discipulado Diversidade organizacional Dízimos e ofertas Dons EBI Eclesiologia Ecologia Encarnação do Verbo Equipes sinérgicas Esboço Esboço de Sermão escatologia Espinho na carne Espiritualidade Eternidade Evangelho evolução Exegese Existência de Deus Familia Fé e Tecnologia. Filipenses Filisteus Filosofia religiosa FTML - EXEGESE VT Generosidade Gênesis 1-11 Genocídio Graça Gratidão Grupos Pequenos Habacuque Hermenêutica Historia História História da Igreja Homilética Humilhação Humor Informação Iniciativa Inteligência Artificial Internet Ira de Deus Ismael Jesus Jhon Owen João Jonas Jornada do Discípulo. Josué Lamentações Lei Leituras Leprosos Liderança Literatura Lucas15 Lutero Manoel Delgado Maria Mateus Mensagens-Audio Mensagens-Vídeo MENTORIA Metáforas bíblicas na gestão Milagres Missiologia Moisés Monoteísmo Motor imóvel MULHER Natal Neopentecostalismo Nínive NT Ofir oração Papa Páscoa Pastoreio Divino PDE Pecado Pentateuco Perdão Pergunte ao Pastor Perseguição Perseverança Piedade Pilatos Pobres Podcast Poesia Polêmica Política Pós-modernidade Pré-história. Presbiteros Presbíteros Pressão Provérbios Providência Pureza Reflexão Reformados Resenha Revelação Geral Romanos Roteiros Sabedoria Salmos Santidade Santidade de Deus Seminário Avançado de Teologia Série Advento Série Antes que o Ano Acabe. Série o poder do evangelho Série Paradoxos Série Risco das Palavras Série sobre a Paixão Sermão do Monte Sexo Sintonia fina do universo Slides Sproul Teísmo Tempestades Tentação Teodicéia Teologia Teologia Bíblica Teologia Histórica Teologia Pastoral Teologia Prática Teologia Pública Teologia Sistemática Theotokos Tim Keller Tomás de Aquino Trindade Vida Cristã Vídeo Logs Cristãos Vídeos Vlogs Volta de Cristo
Mostrar mais