DEVOCIONAL 175 – PARADOXOS DO MINISTÉRIO. (8) HONRA.

“...Por honra e por desonra” 2 Coríntios 6.8a

Paulo aqui desenvolve outro tema que tem grande relevância no ministério pastoral. A questão da honra. O sentido original do termo “doxa” segundo o dicionário Strong é o de uma opinião positiva a respeito de alguém, que resulta em louvor, honra e glória. Neste sentido podemos falar de um reconhecimento ao trabalho desenvolvido. O contraste também é destacado aqui neste paradoxo paulino pois o termo “atimia” pode ser traduzido por desonra, ignomínia, ou desgraça. O apóstolo Paulo, conforme expressou na epístola aos Filipenses aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Uma pessoa honrada que não tem a humildade para dar glória a Deus, pode cair em armadilhas perigosas que um ego inflado proporciona. Já um verdadeiro servo de Cristo consciente de sua identidade, não pode ser facilmente abalado pelo desprezo dos homens. No ministério apostólico, e na vida cristã como um todo a honra e a desonra estarão presentes, mas quem está firmado no Senhor, saberá expressar um contentamento que é firmado na sua identidade em Jesus Cristo, e não no volúvel louvor dos homens.   

O genuíno ministério cristão pode ser avaliado pelas reações que temos diante de determinadas situações a que somos submetidos. Jesus nos ensinou que numa festa não deveríamos procurar os primeiros lugares. Pois, se tivermos alguma honra, seremos naturalmente chamados para o lugar devido, ao passo que se ocuparmos presunçosamente uma posição que não é a nossa seremos envergonhados publicamente com a nossa retirada do lugar que não nos pertencia. Como bem disse Mattew Henry: “O apóstolo assim o fez, demonstrando muita paciência nas aflições, atuando sempre com base em bons princípios, e com o devido caráter e conduta. Os crentes deste mundo, igualmente necessitam da graça de Deus para armarem-se contra as tentações da honra e para suportarem a boa opinião dos homens sem orgulharem-se em demasia; e para sofrerem com paciência as suas repreensões. Eles devem recordar que nada têm em si mesmos, mas possuem todas as coisas em Cristo.”

Oremos ao Senhor. Deus eterno. Ensina-nos a viver bem com as condições que nos são destinadas não importando se seremos honrados ou rejeitados nesta terra; e que venhamos a ser reconhecidos como teus servos fiéis que compreendem que tudo que possuímos ou realizamos procede do Senhor. Que o bem que desfrutamos e o reconhecimento de nosso trabalho seja uma forma de glorificar o teu santo nome, e que as injustas desonras que tenhamos que experimentar, nos conectem ao Senhor que na cruz sofreu a rejeição, desonra e ignomínia, mas era a própria manifestação da vida e da santidade trabalhando por nossa redenção até o final. Livra-nos das tentações da relevância, do reconhecimento e do sucesso. Ajuda-nos a glorificar o teu nome, ao invés do nosso.  Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.