DEVOCIONAL 174 - A RESPOSTA DE DEUS!

 PDE 174 - A RESPOSTA DE DEUS!

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.  Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação.  Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Atos 8.1-5

        O livro de atos dos apóstolos, nestes três primeiros versos do oitavo capítulo, apresenta um ponto de forte confronto e virada para a Igreja. Um conjunto de circunstâncias haviam desencadeado uma onda de perseguições que representaram uma verdadeira a ameaça ao cristianismo nascente. Estevão foi martirizado por lapidação, os apóstolos isolados em Jerusalém, os cristãos fugindo de uma severa perseguição ocorrida nos dias de Tibério dispersaram-se e Saulo de Tarso assolava a Igreja como uma fera selvagem perseguindo de maneira implacável os seguidores do caminho. Não são raras as ocasiões quando imaginamos ser o fim da linha. Contudo, o Senhor é plenamente capaz de dar resposta a cada uma de nossas adversidades.

E é justamente o que observamos no livro de Atos dos Apóstolos na sequência deste capítulo. (1) Deus responde às adversidades da Igreja transformando-as em triunfo. O que foi uma aparente derrota, Deus converteu em mais um triunfo da graça, uma nova demonstração do seu poder e sabedoria. (2) Deus respondeu à perseguição expandindo os horizontes da missão, agora os cristãos dispersos estavam testemunhando na Samaria, dispersão e até mesmo Etiópia. (3) Deus responde à perda de uma liderança fiel, levantando outra liderança idônea para o seu lugar. Os crentes sepultaram a Estevão, e Deus levantou Felipe como um poderoso evangelista. (4) E por fim Deus responde aos inimigos do evangelho que se levantam contra a Igreja, transformando-os em aliados. Através da conversão de Saulo de Tarso, aquele que outrora fora um perseguidor, seria transformado num apóstolo da Graça de Deus, num arauto do evangelho, levando o testemunho de Jesus Cristo aos gentios, proclamando a mensagem do Senhor até os confins da terra. A força da Igreja está na sua identificação com Cristo. Quem persegue à Igreja persegue a Cristo. Quem se levanta contra Deus e a sua missão haverá de cair prostrado ante o triunfo da graça. Deus sempre trará a resposta devida, para os que nele esperam.    

Oremos ao Senhor: Deus amado. Como é bom sabermos que os perigos, sofrimentos e perseguições que enfrentamos, não significam que o Senhor tenha se ausentado da história humana. Ao contrário,Tu és a resposta a cada um dos nossos dilemas e, a solução para todas as nossas adversidades. Ainda que não encontremos uma resposta aparente as situações que nos afligem, que jamais duvidemos do teu poder, e sabedoria. Seja a nossa esperança em tempos difíceis e a nossa resposta, quando não tivermos mais nada a dizer. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.