DEVOCIONAL 174 - A RESPOSTA DE DEUS!

 PDE 174 - A RESPOSTA DE DEUS!

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.  Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação.  Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Atos 8.1-5

        O livro de atos dos apóstolos, nestes três primeiros versos do oitavo capítulo, apresenta um ponto de forte confronto e virada para a Igreja. Um conjunto de circunstâncias haviam desencadeado uma onda de perseguições que representaram uma verdadeira a ameaça ao cristianismo nascente. Estevão foi martirizado por lapidação, os apóstolos isolados em Jerusalém, os cristãos fugindo de uma severa perseguição ocorrida nos dias de Tibério dispersaram-se e Saulo de Tarso assolava a Igreja como uma fera selvagem perseguindo de maneira implacável os seguidores do caminho. Não são raras as ocasiões quando imaginamos ser o fim da linha. Contudo, o Senhor é plenamente capaz de dar resposta a cada uma de nossas adversidades.

E é justamente o que observamos no livro de Atos dos Apóstolos na sequência deste capítulo. (1) Deus responde às adversidades da Igreja transformando-as em triunfo. O que foi uma aparente derrota, Deus converteu em mais um triunfo da graça, uma nova demonstração do seu poder e sabedoria. (2) Deus respondeu à perseguição expandindo os horizontes da missão, agora os cristãos dispersos estavam testemunhando na Samaria, dispersão e até mesmo Etiópia. (3) Deus responde à perda de uma liderança fiel, levantando outra liderança idônea para o seu lugar. Os crentes sepultaram a Estevão, e Deus levantou Felipe como um poderoso evangelista. (4) E por fim Deus responde aos inimigos do evangelho que se levantam contra a Igreja, transformando-os em aliados. Através da conversão de Saulo de Tarso, aquele que outrora fora um perseguidor, seria transformado num apóstolo da Graça de Deus, num arauto do evangelho, levando o testemunho de Jesus Cristo aos gentios, proclamando a mensagem do Senhor até os confins da terra. A força da Igreja está na sua identificação com Cristo. Quem persegue à Igreja persegue a Cristo. Quem se levanta contra Deus e a sua missão haverá de cair prostrado ante o triunfo da graça. Deus sempre trará a resposta devida, para os que nele esperam.    

Oremos ao Senhor: Deus amado. Como é bom sabermos que os perigos, sofrimentos e perseguições que enfrentamos, não significam que o Senhor tenha se ausentado da história humana. Ao contrário,Tu és a resposta a cada um dos nossos dilemas e, a solução para todas as nossas adversidades. Ainda que não encontremos uma resposta aparente as situações que nos afligem, que jamais duvidemos do teu poder, e sabedoria. Seja a nossa esperança em tempos difíceis e a nossa resposta, quando não tivermos mais nada a dizer. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.



Comentários

Postar um comentário

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

Marcadores

Ansiedade Anti-apologética Arca da Aliança Argumento ontológico Artes Artigo AT Áudio Batalha Espiritual Bíblia Breve Catecismo Bullying BuscadorBíblico Calvino Casamento Catolicismo CDBC Ceia do Senhor Charis Christopher Wright Cipriano de Cartago Conflitos Conversão Corona vírus Corpo e Membros Corrupção Crescimento Crise Mundial Cristianismo Histórico Crônica Crônicas Crucificação Cuiabá Cultura Dagon Daniel Darwinismo Desenvolvimento de líderes Design inteligente Devocionais Devocional Didática Direitos Humanos DIRETO DO TEMPLO Discipulado Diversidade organizacional Dízimos e ofertas Dons EBI Eclesiologia Ecologia Encarnação do Verbo Equipes sinérgicas Esboço Esboço de Sermão escatologia Espinho na carne Espiritualidade Eternidade Evangelho evolução Exegese Existência de Deus Familia Fé e Tecnologia. Filipenses Filisteus Filosofia religiosa FTML - EXEGESE VT Generosidade Gênesis 1-11 Genocídio Graça Gratidão Grupos Pequenos Habacuque Hermenêutica Historia História História da Igreja Homilética Humilhação Humor Informação Iniciativa Inteligência Artificial Internet Ira de Deus Ismael Jesus Jhon Owen João Jonas Jornada do Discípulo. Josué Lamentações Lei Leituras Leprosos Liderança Literatura Lucas15 Lutero Manoel Delgado Maria Mateus Mensagens-Audio Mensagens-Vídeo MENTORIA Metáforas bíblicas na gestão Milagres Missiologia Moisés Monoteísmo Motor imóvel MULHER Natal Neopentecostalismo Nínive NT Ofir oração Papa Páscoa Pastoreio Divino PDE Pecado Pentateuco Perdão Pergunte ao Pastor Perseguição Perseverança Piedade Pilatos Pobres Podcast Poesia Polêmica Política Pós-modernidade Pré-história. Presbiteros Presbíteros Pressão Provérbios Providência Pureza Reflexão Reformados Resenha Revelação Geral Romanos Roteiros Sabedoria Salmos Santidade Santidade de Deus Seminário Avançado de Teologia Série Advento Série Antes que o Ano Acabe. Série o poder do evangelho Série Paradoxos Série Risco das Palavras Série sobre a Paixão Sermão do Monte Sexo Sintonia fina do universo Slides Sproul Teísmo Tempestades Tentação Teodicéia Teologia Teologia Bíblica Teologia Histórica Teologia Pastoral Teologia Prática Teologia Pública Teologia Sistemática Theotokos Tim Keller Tomás de Aquino Trindade Vida Cristã Vídeo Logs Cristãos Vídeos Vlogs Volta de Cristo
Mostrar mais