DEVOCIONAL 179 - OUSE SER FIRME!

"Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar." Daniel 1:8 NAA

O livro de Daniel registra o firme propósito de quatro jovens judeus que na Babilônia foram selecionados para servirem ao rei Nabucodonosor como seus futuros conselheiros. Por três anos eles tiveram acesso a melhor formação disponível em sua época sendo instruídos em toda língua e sabedoria dos Caldeus. Hananias, Misael, Azarias e Daniel eram os seus nomes, mas na Babilônia estes nomes foram substituídos por outros que exaltavam os ídolos babilônicos. Estes jovens apesar de todas as pressões, vantagens e condições a que foram expostos, resistiram tomando a firme resolução de não se contaminarem. Eles ousaram ser firmes.

 

Porque eles ousaram ser firmes, (1) eles foram capazes de resistir às pressões da cultura. A Babilônia era o maior império do mundo, o cativeiro e o distanciamento de suas famílias, poderia acarretar numa forte pressão para que aqueles jovens relativizassem a sua fé, no entanto, eles permaneceram firmes resistindo as pressões sociais; (2) mantiveram a sua identidade apesar dos ataques. Os seus nomes foram trocados, e isto no contexto cultural da época significava um severo ataque contra a sua identidade, contudo eles resistiram, e jamais se esqueceram de sua origem. (3) este texto nos ensina que eles decidiram firmemente não se contaminarem, mantendo a pureza, abrindo mão das finas iguarias da mesa do rei. Eles assim o fizeram porque não queriam desobedecer à lei mosaica e ter parte com os ídolos pagãos. (4) Por esta ousadia e firmeza eles foram abençoados por Deus, (5) destacaram-se na Babilônia, tornando-se dez vezes mais doutos e sábios porque Deus fez que prosperassem mesmo que numa terra estranha.

 

Oremos ao Senhor: Deus eterno, fonte de todo poder, graça e sabedoria, louvado seja o Teu Santo Nome e obrigado por nos ensinar que o caminho para nos destacarmos neste mundo, não está em cedermos às pressões culturais, mas sim, em nos apegarmos aos valores eternos que nos legastes, crendo na verdade, confiando em teu auxílo, esperando sempre no Senhor. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com alguém.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.