DEVOCIONAL 209 - SÉRIE O RISCO DAS PALAVRAS. (1) MODERAÇÃO.

"No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente." Provérbios 10:19

        Se existe um tema que tem despertado atenção nestes últimos dias, é o acerca do poder e repercussão das palavras. Palavras benditas podem ser vetores de esperança, palavras malditas, contudo, podem ocasionar indignação, guerras e revolta; e são capazes de ferir gravemente, destruindo assim, reputações outrora ilibadas. É preciso reconhecer que para o bem ou para o mal, as palavras possuem um grande peso.

       No capítulo dez do livro de provérbios encontramos ao menos doze referências sobre o poder e alcance das palavras. E seria bom que atentássemos para o seu conteúdo. No verso em destaque, aprendemos, que a moderação de nossas palavras é sinal de autocontrole e de sabedoria, no descontrole da língua, porém, encontramos falta de equilíbrio e moderação. Quem fala demais, logo estará falando besteiras, passando dos limites, correndo sérios riscos, agredindo os outros, incorrendo em grande transgressão. O que modera os lábios é prudente!

Oremos ao Senhor. Deus eterno, que a nossa moderação seja conhecida de todos, e que o nosso coração encontre em Ti, a verdadeira sabedoria. Livra-nos da loquacidade dos tolos, e dos crimes dos lábios insensatos. Guarda a minha boca do falar repreensível e o meu coração da vilania e da maldade. Dá-nos uma palavra moderada e um coração redimido. Amém!

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.