REFLEXÃO - CULTURA DE CANCELAMENTO E ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES.

Uma das coisas mais cruéis de nosso tempo é a cultura do cancelamento. Não importa o quão bem tenhamos ido, ou quanto bem tenhamos feito por um longo tempo. Um ato estúpido, equivocado, ou um dia ruim, podem gerar um dano irreversível à imagem com uma punição de morte social. Figuras públicas estão recebendo uma punição excessiva através de uma lógica que ganhou vida própria. É como se fosse um ato expiação pública dos nossos pecados como sociedade. O simulacro da religião, porém, é desprovido de misericórdia, graça e perdão.

Quando patrocínios, direitos de imagem, e cultura de cancelamento se juntam, o resultado é este. Uma cultura de ódio e hipocrisia.
Os pares dos cancelados, não importando se são jogadores, artistas, políticos, jornalistas, ou influenciadores digitais, ao invés de defenderem o seu colega que num ato infeliz fez uma grande besteira, se calam considerando o silêncio, ou pior o repúdio, a melhor estratégia de sobrevivência. Apenas se esquecem que também são humanos e sujeitos a cometerem erros semelhantes, ou até piores.
E hoje nos calamos, e como multidão aprovamos a execução de imagens em praça pública ignorando que amanhã também seremos cancelados.
Uma sociedade que perdeu a referência do evangelho, não sabe mais o que é misericórdia, arrependimento, reconciliação, graça e perdão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.