DEVOCIONAL 211 - O RISCO DAS PALAVRAS. (2) INSENSATEZ.

"O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se." Provérbios 10:8

"O que acena com os olhos traz desgosto, e o insensato de lábios vem a arruinar-se." Provérbios 10:10

         O dicionário de língua portuguesa da Oxford Languages define insensatez como: "1. característica do que é insensato; falta de juízo, loucura. 2. ato resultante da falta de bom senso, de ponderação; imprudência, loucura. Esta é precisamente a definição bíblica para aqueles não possuem moderação em suas palavras! 

       Nestes dois provérbios temos um paralelismo sendo que na primeira sentença encontramos uma variação, e na segunda a mesma afirmação. No verso o oito o insensato de lábios é contrastado com o sábio de coração, já no verso dez ele é comparado ao homem malicioso que acena com os olhos, na segunda sentença, porém, dos referidos provérbios encontramos sempre a mesma afirmação categórica: "O insensato de lábios vem a arruinar-se!" Perceba que esta expressão apresenta uma pena autoimposta, ou melhor, uma consequência direta e esperada de um procedimento inadequado. Quantas pessoas podem arruinar suas trajetórias de vida pelo descuido com as palavras? Que o Senhor nos livre deste flagelo, e que a ruína não nos sobrevenha pela loucura de nossas palavras.

Oremos ao Senhor. Deus eterno, livra-me de ter lábios perversos que desonram a tua santidade, trazem escândalo ao teu povo, e ruína sobre minha vida. Põe guardas a porta de minha boca para refrear a minha língua do mal. Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, hoje e sempre. Amém!

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.