REFLEXÃO - ANSIEDADE X ANGÚSTIA.

 #reflexão #ansiedade #angústia #pde

ANSIEDADE X ANGÚSTIA.
Hoje num grupo de amigos recebi o compartilhamento de uma frase do grande pregador e líder cristão George Muller. A frase era mais ou menos assim: "O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade." Durante muito tempo compartilharia esta frase, sem nenhuma reserva, e creio que dentro do seu contexto bíblico, ela encontra-se totalmente adequada e absolutamente verdadeira. Contudo, à luz de algumas experiências pessoais, e analisando a evolução do sentido que as palavras vão assumindo durante o tempo, me vi forçado a uma reavaliação bíblica. Tenho refletido biblicamente sobre o tema e cheguei à conclusão de que, o que a medicina contemporânea e o senso comum denominam como ansiedade, a saber transtornos de ansiedade, estresse, ou síndrome do pânico, são, na verdade conceitos distintos do que a Bíblia em seu contexto original chama de ansiedade. Na verdade, muitos destes transtornos estariam mais associados a outro termo bíblico bastante conhecido: angústia.
Que diferença isto faz? (Muita!) Qual a importância desta distinção? (Gigantesca!) Não se trata de um preciosismo teológico ou de uma simples questão semântica., pois via de regra, a ansiedade apresentada na Bíblia é pecado, e consiste na falta de fé no Deus soberano e provedor, ao passo que a angústia bíblica nunca é descrença em Deus, e embora igualmente desesperadora a ponto de ser possível que alguém deseje a morte, nunca é apresentada como pecaminosa, ou negativa, mas apenas como a legítima expressão dos limites e fragilidades de nossa natureza humana.
O mesmo Jesus que no Sermão do Monte ordenou a seus discípulos que não andassem ansiosos por coisa alguma, é aquele que no Getsemani, sofreu uma angústia mortal, transpirando gotas de sangue, e que no seu sofrimento recorreu à companhia de seus amigos mais próximos, e clamou pela presença do Pai, em sua dor extrema. Sendo Jesus perfeito em sua humanidade e jamais pecando, precisamos ser muito mais cuidadosos quando lidamos com pessoas com genuína angústia. Os exemplos sobre angústia não se esgotam em Jesus a bíblia está repleta deles. Foi o apóstolo Paulo quem disse "Irmãos, não desejamos que desconheçais as tribulações que atravessamos na província da Ásia, as quais foram muito acima da nossa capacidade de suportar, de tal maneira que chegamos a perder a esperança da própria vida." 2 Coríntios 2.8.
Este é um tema pertinente para o nosso tempo onde tantas pessoas estão feridas, enlutadas e esgotadas. O certo é que o mesmo Deus que cura o pecado da ansiedade, e da falta de fé, em nossos corações pecaminosos, é também o justo Senhor, que prometeu estar conosco sempre, sendo Ele mesmo o nosso refúgio, e socorro bem presente nos momentos de angústia.
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4.6
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." Salmo 46.1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.