DEVOCIONAL - CDBC 43 - "LEI E GRAÇA"
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Eu sou o Senhor seu Deus! Esta afirmação revela que o Deus do pacto é pessoal e se relaciona com o seu povo escolhido. Ao recordar o Êxodo, somos levados a entender que os mandamentos não surgem de um mero autoritarismo divino, mas de um Deus que ama e redime. Ele nos liberta não só de uma escravidão física, como foi o caso de Israel no Egito, mas também da escravidão espiritual, através de Cristo.
Este prefácio também aponta para uma base de gratidão. Obedecemos aos mandamentos não para conquistar o favor de Deus, mas porque Ele já nos libertou e nos chamou para um relacionamento de aliança com Ele. Como João Calvino observou, a lei é dada para nos orientar em como vivermos de maneira que glorifiquemos a Deus, respondendo ao Seu grande ato de salvação.
Como Mauro Meister nos lembra Existe Graça na Lei e Lei na Graça pois antiga aliança Mosaica, a graça de Deus estava presente, e na era Neotestamentária, a lei e Deus aponta o padrão criacional, e beneficia o crente salvo pela graça. O prefácio nos ensina a centralidade da graça na lei. Deus, o Senhor, nos redime e nos chama a viver em santidade como resposta ao Seu amor.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário