MENTORIA - O QUE É MENTORIA, AFINAL?
Mentoria: Afinal, o que é isto?
Por Manoel Gonçalves Delgado Jr.
A mentoria hoje representa um movimento importante no mundo corporativo. CEOs de empresas, consultores especializados e até mesmo coachees de desenvolvimento pessoal têm investido nesta prática e usado esta palavra no mundo do trabalho.
A mentoria tem suas origens no mundo clássico. Um personagem da "Odisseia" de Homero, Mentor, foi o responsável por transferir conhecimentos e habilidades a Telêmaco, filho de Odisseu, enquanto Odisseu (Ulisses) partia para a Guerra de Troia. Mentor se tornou um conselheiro e guia para Telêmaco, oferecendo sabedoria e orientação.
Assim, o nome Mentor passou a ser associado a alguém que oferece conselhos e orientação experiente a outra pessoa, normalmente em um contexto de desenvolvimento pessoal ou profissional. No ambiente moderno, a mentoria é uma prática onde uma pessoa mais experiente (o mentor) ajuda outra pessoa (o mentorado) a desenvolver suas habilidades, alcançar metas e superar desafios.
No contexto cristão, denominamos o processo de Discipulado para cristãos maduros que desejam aprimorar áreas de sua vida e caráter ou desenvolverem habilidades para uma vida mais significativa e produtiva para o Reino de Deus. Um discipulado avançado.
O movimento de discipulado fundado por Jesus e a formação de seus líderes no colégio apostólico se desenvolveram a partir de uma clara visão acerca do discipulado em todas as fases da vida cristã. Uma obra clássica nesta área é o "Treinamento dos Doze" de A.B. Bruce, e outra obra excelente é "Doze Homens Comuns" de John MacArthur Jr. Nestas duas obras, podemos perceber como Jesus se preocupava com o processo de mentoria dos seus discípulos, e tinha um programa claro para o crescimento deles, ao mesmo tempo em que considerava a caminhada e percurso já percorrido por cada um deles.
Howard Hendricks foi um dos grandes popularizadores deste termo no contexto cristão e ministerial nos EUA. Sua obra sobre o tema é uma das referências. ["Como o ferro afia o ferro. A formação por meio do Mentoreamento."] Este movimento chegou ao Brasil e representa uma forma de apoio, fortalecimento e cuidado para cristãos que, mesmo já formados em seus valores e vida cristã, perceberam no contexto do discipulado que precisam continuar sendo desafiados rumo à maturidade, aprimoramento e uma vida significativa. Continuar crescendo.
Assim, não importa se você denomina este processo de ensino profundo, discipulado avançado ou mentoria. O importante é a percepção de que, como cristãos, continuamos amadurecendo, sendo desafiados a crescer, tendo Cristo como referencial e exemplo a ser seguido.
Uma importante pesquisa sobre o ministério em uma Grande Igreja nos EUA, após um minucioso estudo, constatou que o maior desafio do ministério local era continuar motivando aqueles cristãos que já tinham um grau de engajamento na Igreja. Era como se eles tivessem crescido ao nível operacional e depois fossem simplesmente deixados de lado pelo ministério. A conclusão foi surpreendente: eles não haviam desenvolvido processos de mentoria. Veja que, apesar de terem um brilhante trabalho evangelístico e de mobilização para o ministério, uma rede ministerial, ainda faltava algo para que aquele trabalho refletisse os desafios de crescimento e cuidado com pessoas.
Mentoria, portanto, é um processo de crescimento mediado por um compromisso mútuo e consciente entre um ou mais mentoreados e mentores considerados idôneos ou referência em alguma área pretendida.
No contexto cristão, mentoria é um processo consciente, intencional, de busca por crescimento, rumo à maturidade e semelhança com Jesus, com o apoio de discípulos maduros de Cristo, no contexto de uma comunidade de crescimento.
Perguntas para Reflexão:
Você já percebeu a necessidade de crescimento e acompanhamento ao longo da vida?
Existem áreas que você gostaria de aprimorar ou crescer no contexto ministerial, profissional ou da sua vida cristã?
Em sua opinião, qual o espaço que as igrejas oferecem para processos intencionais de mentoria?
Uma rede de apoio e cuidado tem ajudado você a se fortalecer em Cristo?
Comentários
Postar um comentário