DEVOCIONAL - CDBC 50 - "CULTO"
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER
Pergunta 50: Que exige o segundo mandamento?
Resposta: O segundo mandamento exige que recebamos, observemos e guardemos puros e inteiros todo o culto e ordenanças religiosas que Deus instituiu na Sua Palavra.
Referências Bíblicas: Deuteronômio 12.32; Mateus 28.20; João 4.23-24
"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores O adorem em espírito e em verdade." (João 4.23-24)
Comentário:
Deus zela pelo culto que Lhe é devido. Esta, por assim dizer, pode ser a suma do segundo mandamento. O Senhor não aceita que o culto seja prestado de uma forma que Ele não tenha estabelecido em Sua Palavra. Nós, portanto, não temos permissão para inovar quando o assunto é a adoração ao nosso Deus. Ele mesmo definiu a maneira como deve ser adorado: Ele não aceita ser representado como criatura, não permite que criemos ídolos para colocar nossa esperança neles, e não quer que nossa fé esteja fundamentada em objetos, amuletos, ritos ou tradições humanas.
Como afirmou João Calvino: "Deus não pode ser adequadamente adorado de acordo com os desejos humanos, mas unicamente conforme Sua revelação. Toda inovação na adoração é uma violação do segundo mandamento, pois é uma forma de idolatria." (Calvino, Institutas, Livro 2, Cap. 8)
Deus deseja que todos O adorem em Espírito e em Verdade, reconhecendo que Ele é infinitamente maior que toda a Criação. Ele não deseja que no culto público nos apoiemos em fundamentos humanos, mas que nos entreguemos ao poder de Deus. Assim, embora o culto seja simples em sua forma exterior, ele é dinâmico, vivo e rico, pois somos guiados pelo Espírito de Deus.
Como bem disse Martyn Lloyd-Jones: "O verdadeiro culto nunca deve ser apenas uma questão de formas externas; é a manifestação do coração que, em espírito, glorifica a Deus conforme a verdade revelada em Sua Palavra." (Lloyd-Jones, A Alma Cristã na Presença de Deus).
Portanto, o segundo mandamento nos chama a prestar um culto puro e reverente, conforme o padrão estabelecido nas Escrituras. Que Deus seja honrado da maneira que Ele mesmo ordenou, e que nos lembremos sempre que a adoração verdadeira é uma resposta ao Seu chamado.Soli Deo Gloria!
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.
Aprofunde seu entendimento sobre a importância de um culto puro e conforme as Escrituras no blog "Horizontes Verticais". Explore comentários devocionais que elucidam as exigências do segundo mandamento e como aplicá-las em sua vida de adoração. Visite o blog e fortaleça sua devoção, alinhando seu culto aos preceitos bíblicos estabelecidos por Deus. Breve Catecismo
Comentários
Postar um comentário