Seguidores

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 46 - "DEUSES FALSOS"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER

Pergunta 46: Que exige o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento exige de nós o conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro, e nosso Deus; e como tal adorá-lo.
Referências Bíblicas: 1 Crônicas 28.9; Deuteronômio 26.17; Salmo 95.6-7

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão.” (Salmo 95.6-7)

Comentário:
"Não terás outros deuses diante de mim." Este é o primeiro grande mandamento do Decálogo. Os reformadores chamaram estes dez mandamentos revelados no Sinai de a Lei Moral de Deus, porque, para eles, tais mandamentos nunca perdem seu vigor, uma vez que revelam o caráter santo e imutável de Deus.

Diferente da lei cerimonial, que serviu como uma preparação temporária para os santos do Antigo Testamento, apontando para a vinda do Messias — o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29) — a Lei Moral permanece. Com a chegada de Cristo, a função da lei cerimonial se cumpriu, perdendo seu propósito, e foi, portanto, revogada. No entanto, os mandamentos revelados no Sinai permanecem, porque estão diretamente conectados ao ser de Deus, que não muda.

Aprender sobre estes mandamentos é aprender sobre a santidade de Deus. Obedecer a eles é um privilégio, uma graça reservada aos filhos de Deus, que, pela nova natureza, não vivem mais no pecado (1 João 3.9).

Este mandamento nos ensina que só há um Deus. Ele nos ensina que nada, nem ninguém, pode tomar o lugar de Deus em nossas vidas. Tudo o que existe, fora do Deus revelado nas Escrituras, são ídolos (Isaías 44.6-20). Ele e somente Ele é Deus. Não podemos nos fazer deuses de nós mesmos, não podemos negar Sua existência, e não podemos ocultá-Lo de nossas vidas. Ele está presente diante de nós em todo tempo e lugar.

Como é possível conceber outro deus em Seu lugar? Para aqueles que foram lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, esse pecado é inconcebível. Os que nasceram de Deus não podem colocar ninguém ou nada acima do Senhor, que é o Pastor de suas almas. Como afirmou João Calvino, em sua visão de que o coração humano é uma "fábrica de ídolos", ele nos adverte de que a verdadeira adoração a Deus deve ser zelosa e constante:

"O coração do homem é uma fábrica perpétua de ídolos. Em todos os nossos corações há um desejo inato de fabricar um deus conforme nossa própria imaginação." (João Calvino, Institutas, Livro 1, Cap. 11)

Além disso, Martyn Lloyd-Jones faz uma poderosa aplicação do primeiro mandamento ao afirmar que o principal ídolo que o homem moderno tende a adorar é ele mesmo:

"O maior ídolo dos nossos tempos é o próprio homem. A autossuficiência, o egocentrismo e o humanismo secular substituíram a adoração verdadeira, desviando-nos do único Deus verdadeiro." (Martyn Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte).

Tim Keller nos adverte contra os "Deuses Falsos" de nosso tempo, que procuram ocupar o tempo e atenção das pessoas desvirtuando-as de Deus.Riqueza, sucesso, relacionamentos e poder político podem assediar o coração humano, e tentar nos convencer que são possuidores do caminho para a realização e significado.

Deste modo, somos continuamente chamados a nos voltar para Deus em plena adoração e reverência. Não podemos cair no erro de colocar nossas próprias vontades, desejos ou qualquer outra coisa no lugar de Deus. O Senhor é Deus, e não há outro.

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.


Aprofunde seu entendimento sobre os mandamentos de Deus no blog "Horizontes Verticais". Explore comentários devocionais que elucidam a aplicação prática dos ensinamentos do Breve Catecismo de Westminster em sua vida espiritual. Visite o blog e fortaleça sua caminhada de fé e obediência ao único Deus verdadeiro. Breve Catecismo

Comentários

Marcadores

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.