Seguidores

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL - CDBC 47 - "IDOLATRIA"

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 47: Que proíbe o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento proíbe o negar, ou deixar de adorar ou glorificar ao verdadeiro Deus, como Deus, e nosso Deus; e dar a qualquer outro a adoração e a glória que só a Ele são devidas.
Referências: Salmo 14.1; Romanos 1.20-21, 25; Salmo 8.11.

Comentário:
O primeiro mandamento proíbe explicitamente a idolatria em todas as suas formas. Não se trata apenas de evitar imagens esculpidas, mas também de qualquer atitude, pensamento ou prática que substitua Deus no centro de nossa adoração e confiança. Negar ou deixar de glorificar ao verdadeiro Deus é, na essência, negar Seu senhorio sobre nossas vidas e Sua dignidade suprema.

A idolatria pode ser sutil. Ela ocorre sempre que atribuímos a pessoas, objetos ou ideologias o lugar que pertence exclusivamente a Deus. Isso pode incluir o amor desordenado por riquezas, status, prazer ou até mesmo a dependência exagerada de nós mesmos. Como Paulo declara em Romanos 1.25, os homens "trocaram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram coisas criadas em lugar do Criador".

Agostinho em sua obra clássica a cidade de Deus, aponta que a idolatria é um desvirtuamento do amor. Deixamos o amor a Deus e o substituímos pelo amor a nós mesmos, e a consequência prática é um modelo civilizacional distante de Deus, a cidade dos Homens.

A idolatria como os profetas bíblicos lembram envolve a loucura, e cegueira de substituir o Deus maior que toda a criação, por objetos menores que o próprio homem, ou uma adoração humana, de um ser humano desumanizado, coisificado, desprovido de sua dignidade criacional.

Além disso, o Salmo 14.1 nos lembra que "o tolo diz em seu coração: 'Não há Deus'". Negar a existência ou a soberania de Deus não é apenas tolice, mas também uma violação direta do primeiro mandamento. Mesmo aqueles que afirmam crer em Deus podem transgredir esse mandamento quando vivem como se Ele não fosse relevante ou supremo.

Ao proibir a idolatria, o primeiro mandamento nos convoca a considerar sobre o que governa nossos pensamentos, decisões e prioridades. Adorar a Deus como único Senhor exige uma entrega total, reconhecendo sua dignidade e glória.

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os direitos reservados.

Aprofunde sua compreensão sobre a exclusividade da adoração a Deus no blog "Horizontes Verticais". Explore comentários devocionais que elucidam as proibições do primeiro mandamento e como aplicá-las em sua vida diária. Visite o blog e fortaleça sua devoção ao único Deus verdadeiro, evitando as sutis formas de idolatria presentes no mundo contemporâneo. Breve Catecismo


Comentários

Marcadores

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.