DEVOCIONAL - PDE 36. A PERENIDADE DO PACTO.

36-A perenidade do Pacto.
“As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. ” É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você. Isaías 54.10 NTLH

            Esta passagem de Isaías faz parte de uma seção maior (v.1-17), onde de maneira poética e sublime é anunciada a restauração do Povo de Deus. A mulher estéril se tornará mãe de uma grande multidão (V. 1-3); a viúva será novamente desposada (V. 4-5); a abandonada irá experimentar outra vez compaixão, a bondade e o amor do seu esposo Jeová (V. 6-10); aquela que tinha sido açoitada ou destruída, irá ser reconstruída com magnificência (V. 11-12); a que tinha sido oprimida vai estar protegida de seus agressores vivendo em paz e sem temor (V. 13-17).[Reina Valera Bíblia de Estudo]. Segundo o comentário bíblico Moody nos versos 6-10. o profeta prediz a misericordiosa restauração de Israel, a esposa pactual de Jeová.

            O paralelismo deste verso e a construção desta sentença, enfatizam a perenidade do pacto, a estabilidade da aliança. Para Isaías é mais fácil os montes saírem dos seus lugares (algo improvável!), do que conceber que o Deus da Aliança, venha mudar o seu propósito redentor. Poderíamos expandir o argumento retórico de Isaías dizendo que os propósitos de Deus para o seu povo são mais estáveis que a estabilidade, mais firmes que a firmeza, e mais seguros que a segurança! Ele tem uma aliança de paz firme e estabelecida. Oh! Como é firme o propósito de Deus a nosso favor!

Oremos ao Senhor: Senhor, graças de damos pelo teu firme propósito redentor. O Senhor estabeleceu conosco uma aliança eterna, mantendo firme e inabalável o teu amor por nós! Que a perenidade de tua aliança, fundamentada no teu caráter imutável, vença todas as oscilações de nossa disposição. Que a restauração prometida ao teu povo eleito se aplique a todos aqueles que esperam a tua salvação. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.