DEVOCIONAL - PDE 44 A PROMESSA.

44-A promessa.
Portanto, dize: Assim diz o SENHOR Deus: Embora os tenha mandado para longe entre as nações e os tenha espalhado pelas terras, eu lhes servirei de santuário por um pouco de tempo, nas terras para onde foram. Ezequiel 11.16
“Canção do Exílio” é uma poesia do escritor brasileiro Gonçalves Dias, a composição foi criada em julho de 1843, quando o autor se encontrava em Coimbra e ressalta o saudosismo em relação à terra natal. Diz o Poeta: “Minha terra tem Palmeiras, onde canta o Sabiá, As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá.” Esta composição é semelhante em sua linguagem a um texto mais antigo, o salmo 137, também conhecido como “Saudades de Sião.” Neste cântico o salmista expressa a dor do exílio e afirma: “Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros, que há no meio dela, penduramos as nossas harpas... como entoaremos o cântico do SENHOR em terra estranha?”
O contexto da mensagem do profeta Ezequiel é o cativeiro babilônico, o mesmo do Salmo 137. O propósito desta promessa é o de consolar o povo de Deus, afirmando que mesmo no exílio e cativeiro, Deus estaria ativo, e presente na vida do seu povo, “Ele seria o seu santuário”. Os judeus durante 70 anos estiveram afastados de Sião e do Templo, o que inviabilizava a plena adoração no contexto da aliança veterotestamentária, contudo Deus não deixou de se revelar. No Novo Testamento não temos mais a necessidade, de uma adoração centralizada e nem de sacrifícios e rituais litúrgicos, como no Antigo Sistema Mosaico. Jesus é o único mediador, e o seu sacrifício puro e imaculado tem valor eterno, os seus adoradores, o adoram em Espírito e em Verdade. Contudo, esta promessa de Ezequiel é atualizada quando o Senhor ressurreto nos diz: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Oremos ao Senhor: Senhor que grande promessa esta que temos neste verso! Por ela, sabemos que mesmo em dias de restrição, distância ou impossibilidade o Senhor estará presente na vida do seu povo, mantendo as bençãos concernentes a aliança, permitindo a adoração. Graças te damos porque esta benção é atualizada por Jesus Cristo para toda a tua igreja, pois ele prometeu estar conosco até o fim. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.