DEVOCIONAL - 116 A COMPAIXÃO DE DEUS

116 – A Compaixão de Deus.

E não teria eu compaixão da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e também muito gado? Jonas 4.11

Algo que enche o nosso coração é a certeza do amor e da misericórdia de Deus. Esta firme convicção sustenta a nossa vida e mantem a nossa esperança apesar de circunstâncias difíceis. Os ninivitas eram cruéis, hostis a Deus e inimigos da comunidade aliança, mas a misericórdia de Deus prevaleceu em favor de Nínive, impedindo a sua iminente destruição. Os ninivitas creram em Deus, fizeram jejum, se humilharam com pano de saco e cinza, sinal de humilhação na cultura oriental antiga. Os homens e os animais jejuaram, todos reconheceram os seus pecados do maior ao menor, dos servos ao Rei.

A misericórdia de Deus, prevaleceu sob o juízo, e isto perante um profeta inconformado. Jonas desejava a plena manifestação do Juízo divino, tinha grande dificuldade em compreender a misericórdia do Senhor. “Os ninivitas eram seres humanos , homens, mulheres e crianças , objetos da criação especial de Deus e portanto do Seu amor.” [Comentário Bíbico Moody] Eles tinham uma dignidade humana, isto lhes dava valor apesar das distorções do pecado. Até mesmo os animais eram o alvo do amor e da misericórdia de Deus. A lição aprendida por Jonas foi esta: que a compaixão de Deus vem em nosso favor, ainda que não tenhamos merecimento. Esta é precisamente a nossa esperança!

Oremos ao Senhor: Senhor, misericórdia! Reconheço que sou falho, pecador e que muitas vezes te ofendo terrivelmente errando o alvo. Esta é a verdade a meu respeito, contudo recorro a Ti que és bom! Que as crises deste mundo, não me afastem da tua graça e da tua misericórdia. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.