DEVOCIONAL - PDE 114 O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO
114 - O propósito do sofrimento.
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que estás longe de dar-me livramento, longe das palavras do meu clamor? [...]Todos os confins da terra se lembrarão e se converterão ao SENHOR, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele. Salmo 22.1;27
Este salmo de Davi, rei messiânico, aponta profeticamente para os sofrimentos e angústias de Cristo em sua jornada para a cruz do Calvário. A identificação é tão grande que o próprio Senhor, fez uma citação deste salmo quando estava na cruz. Segundo o Comentário Bíblico Moody “o uso da exclamação introdutória por Cristo na cruz e a espantosa fraseologia dos versículos 6-8 e 13-18 tornou este salmo especialmente importante para os cristãos. […] Não há referências ao pecado como causa do problema, nenhuma declaração de inocência, nenhuma reivindicação de justiça e nenhum sentimento de vingança. Por isso as palavras são peculiarmente apropriadas ao Messias sofredor, embora em seu significado primário se baseassem em alguma experiência do salmista.”
Existem ao menos 4 lições preciosas sobre o sofrimento que encontramos registradas neste texto inspirado: (1) O sofrimento é uma realidade. Todos passam pelo sofrimento, e até mesmo os servos de Deus precisam passar pelo cadinho da aflição. Parafraseando Agostinho poderíamos dizer que “nesta terra até já se ouviu falar de um homem sem pecado, mas jamais de um sem sofrimentos.” (2) Deus pode nos livrar dos sofrimentos das ameaças e inimigos, ou no sofrimento cumprindo em nós o seu propósito. Este foi o caso de Davi o Salmista, de Jesus a quem se aplica a mensagem deste salmo e de Paulo que 2Timóteo 4.17-18 associa uma imagem deste salmo ao seu ministério dedicado ao Senhor: “Todavia, o Senhor permaneceu ao meu lado e me abençoou com forças para que por meu intermédio a Mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os que não são judeus a ouvissem. E eu fui livrado da boca do leão! Assim, o Senhor me livrará também de toda a obra maligna e me conduzirá a salvo para o seu Reino celestial. A Ele seja a glória para todo o sempre. Amém!”; (3) O sofrimento tem um propósito. O sofrimento tem um sentido, um alvo que é manifestação da glória de Deus entre todas as nações da terra. (4) Deus transforma o sofrimento de Cristo, em esperança para o mundo.
Oremos ao Senhor: Pai, os sofrimentos dos teus servos e do Senhor Jesus, me lembram que este mundo está contaminado pelo pecado, dor e morte. Mas também revela a tua profunda identificação com as nossas dores, e o teu propósito redentor que permitiu que o filho de Deus, na cruz cravado, sofresse pelos nossos pecados, para que por suas dores fossemos curados para sempre. Obrigado Senhor porque a paixão de Cristo revela-nos que a dor teve um propósito claramente definido. A tua glória entre todas as nações da terra! Que as minhas dores apontem para Cristo, e que a sua Cruz me revele o teu amor. Amém!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Comentários
Postar um comentário