DEVOCIONAL - CDBC 12 - "ALIANÇA DAS OBRAS."

CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.

Pergunta 12. Que ato especial de providência exerceu Deus para com o homem no estado em que ele foi criado?

R. Quando Deus criou o homem, fez com ele um pacto de vida, com a condição de perfeita obediência: proibindo-lhe comer da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de morte. Ref. Gn 3.12; Gl 2.17.

E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.” Gênesis 3.12

Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.” Galatas 2.17

Comentário: As escrituras nos dizem que Deus fez uma aliança com os nossos primeiros pais antes do pecado. Uma aliança que era baseada na obediência perfeita e estrita fidelidade ao Criador. Obedecer significava vida, desobedecer ocasionaria a morte. O representante humano desta aliança era Adão e o que ele fez como representante da raça foi imputado aos seus descendentes. Esta aliança ficou conhecida na história da teologia cristã reformada como a “aliança das obras” e, até a presente data está em vigor.

Conheça agora algumas características desta aliança:

(1)Foi instituída por Deus: Deus o Criador institui esta aliança. Deus sempre terá a iniciativa no relacionamento com suas criaturas. Não é o homem que por si mesmo busca relacionar-se com o Criador, ao contrário, é Deus quem primeiro toma a iniciativa de relacionamento com o ser humano. Todas as alianças são instituídas por Deus e é Ele quem determina as suas regras. Nesta aliança Deus exige obediência para vida e determina a morte como penalidade para a desobediência. Trata-se da morte física e espiritual e eterna. Esta aliança é totalmente justa pois nela Deus exige santidade, porque Ele é santo e por que o homem foi criado em santidade original, logo poderia responder plenamente ao imperativo divino.

(2)Possuía um representante humano: Toda aliança instituída por Deus tem um mediador humano, que representa o grupo com o qual Deus se relaciona em aliança. Nesta primeira aliança o representante foi Adão, e o grupo por ele representado foi a totalidade do gênero humano. O que Adão fez não teve repercussões apenas para ele, mas para toda a humanidade.

(3) Representava vida ou morte para o ser humano, e para toda criação a este, confiada: Vida ou morte de acordo com o procedimento. Esta são as condicionalidades da aliança das obras. A morte quando entrou neste mundo não atingiu apenas o ser humano, mas também toda a criação que estava ligada aos homens. “Maldita é a terra por tua causa” disse Deus, e esta maldição ecoa no Cosmos até os dias atuais, pois através do pecado do gênero humano a morte e a corrupção atingiu a criação, que por esta razão “geme e suporta angústias até agora”.

(4) Uma vez instituída terá vigor perpétuo: Isto é o mais aterrador... Uma vez que Deus instituiu esta aliança, uma vez que suas estipulações e exigências são justas e o seu propósito soberano não pode mudar. Sabemos que esta aliança ainda está em vigor, e mais, devido ao caráter imutável de Deus, ela continuará em vigor por todo sempre. Se Deus não instituísse uma nova aliança fundamentada na graça por meio de Cristo, não haveria esperança para os seres humanos. Mas em Cristo, o novo Adão, uma nova aliança baseada na fé, foi estabelecida. Uma aliança através do sangue, d’Aquele que nos purifica de todo o pecado.

CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.