DEVOCIONAL - PDE 119 REVELAÇÃO SUPREMA.

119 – Revelação suprema.

E conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor; quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 4.16

Quem é Deus? Qual a natureza ou essência do Criador? De acordo com o Comentário Bíblico Moody esta é a terceira das três grandes declarações de João quanto à natureza de Deus (Jo. 4:24; I Jo. 1:5). Assim pelo testemunho da teologia Joanina ficamos sabendo que “Deus é Espírito”, “Deus é Luz”, e “Deus é amor”! O amor aqui expresso nesta epístola deve ser visto como a expressão do caráter benevolente de Deus, que é essencialmente bom e fonte de todo bem. Não se pode proferir a afirmação inversa, trocando o sujeito pelo predicado, algo que tenderia negar o caráter pessoal de Deus. Não seria correto dizermos que o amor é Deus.

O amor de Deus, e a natureza divina, expressas na manifestação deste amor são conhecidas por causa da revelação de Jesus Cristo, a suprema revelação de Deus. Quem permanece no amor permanece em Deus, e o amor de Deus é provado pelo fato de que Ele nos enviou o seu filho unigênito para a remissão dos nossos pecados. Existe um “ethos” (espírito, ética) do evangelho e um “locus” (lugar, local) da genuína experiência cristã. Não basta dizermos que somos de Deus, ou declararmos que cremos no seu nome. O verdadeiro cristão ama a Deus e ao próximo, está em Deus e vive neste mundo compromissado com a prática e expressão deste amor. Professar a religião verdadeira, tomado de ódio, cobiça ou vaidade, que é o amor a si mesmo, seria uma completa negação do verdadeiro evangelho. Soaria estranho, abjeto, caricato e bizarro. Deus é amor, e todo aquele que verdadeiramente o conhece deve viver na dimensão do seu amor, bondade e graça.

Oremos ao Senhor: Deus, tu és amor e que neste amor permaneçamos hoje e sempre. Que na misericórdia e graça relevadas em Jesus Cristo, encontremos a plenitude de tua revelação, a essência do teu amor, a suprema manifestação da tua natureza; e que o teu divino amor derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo, faça com que expressemos cotidianamente esta bondade e habitemos nesta sublime dimensão da Tua Santa presença. Que aprendamos a amar e Tu nos guies continuamente pela ética do teu evangelho. Em nome de Jesus, teu filho unigênito. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.