DEVOCIONAL - PDE 118 RAZÕES PARA O JEJUM CRISTÃO.

118 – Razões para o Jejum cristão.

Então os discípulos de João chegaram a ele, perguntando: Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? Jesus lhes respondeu: Por acaso os convidados para o casamento podem ficar tristes, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão os dias em que o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. Mateus 9.14-16

No livro dos princípios de liturgia da Igreja Presbiteriana do Brasil existe uma solene convocação ao Jejum em circunstâncias especiais. “…em casos muito excepcionais de calamidades públicas, como guerras, epidemias, terremotos, etc., é recomendável a observância de dia de jejum ou, cessadas tais calamidades, de ações de graças [...] Os jejuns e ações de graças poderão ser observados pelo indivíduo ou família, Igrejas ou Concílios.”[Cap.XXI. Art. 24 e 25] Esta orientação reflete um importante aspecto de nossa tradição reformada, a piedade. É triste, contudo, percebermos que práticas que já foram tão fortes e características de nossa fé, encontram-se hoje tão negligenciadas e obliteradas por uma disposição avessa ao sobrenatural e transcendente.
Esta passagem em particular, assim como o Novo Testamento de modo geral apresenta razões válidas para que nos dediquemos a prática do jejum e da oração e destacarei algumas a seguir: (1)Tristeza decorrente da partida do noivo (sua morte e ressurreição e ascensão); (2) Profunda necessidade de consolo. (3) Anseio intenso por comunhão com Deus, e com o Cristo e isto por meio da ação do Espírito Santo[Romanos 8.26-27;João 14.16-19;26-27;1 João 2.20;27]. (4) Acesso pela fé ao trono da graça, através de Cristo [Hebreus 4.16;10.19]; (5) Reais necessidades, em face das circunstâncias deste mundo, marcadas neste texto pela expressão “nestes dias; (6) A intensificação da consagração e da eficácia das orações da igreja. (7) Revestimento de poder para resistirmos aos ataques malignos, obtermos maior autoridade, e vencermos as tentações e opressões malignas [Mateus 4.1-11; Marcos 9.29; Efésios 6.10-13]. (8) Direcionamento divino antes da tomada de grandes decisões.[Lucas 6.12-16; Atos 13.2; 14.23] (9) A expectativa de seu retorno glorioso. Caro leitor, talvez este seja o momento certo para retomarmos esta importante prática do jejum e oração.
Oremos ao Senhor: Senhor, nestes dias em que a tristeza da tua ausência cresce, e que carecemos de poder e autoridade espiritual, quando somos desafiados pelo assédio inclemente do mundo, e tentados ardilosamente pelo inimigo de nossas almas. Neste tempo em que as circunstâncias, e o peso de nossas ações pesam contra nós e contra este mundo em que habitamos. Nós nos voltamos para Ti nosso Deus, em triste pesar e clamor, em jejum e oração, e a Ti, rogamos. Venha em nosso auxílio Oh! Deus! Restitua à tua igreja o zelo, a fé, e a pureza do passado, e que através do Santo consolador a nós enviado, e da mediação do Filho unigênito, a nossa alegria seja plenamente restituída. Amém!
Esta é a
Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.