DEVOCIONAL - PDE 112 COMO ANDA O SEU CORAÇÃO?

112 – Como anda o seu coração?

Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4.23


Eu não sou médico, muito menos cardiologista, mas permita-me endereçar-lhe uma simples pergunta: como anda o seu coração? Antes de responder, saiba que o coração na perspectiva bíblica, descreve a realidade interior do ser humano, a sua expressão mais íntima. O coração em sentido bíblico descreve a sede das emoções, vontade e intelecto. Ele é a raiz da nossa identidade, a fonte mais profunda da existência humana! Perguntar sobre o estado do coração consiste em interrogarmos sobre como nos encontramos realmente. Trata-se de uma avaliação que é para além das circunstâncias, condicionamentos e aparências. Veja que o coração aqui não descreve necessariamente aquele órgão formado por dois ventrículos e dois átrios, que bombeia o nosso sangue, por todo o corpo. Em algumas passagens do Velho Testamento, este termo refere-se aos rins! Mas seria muito estranho hoje em dia, se alguém lhe perguntasse o estado dos seus rins… Bom, mas isto é outra história.

Este provérbio descreve o dever de levarmos a sério as questões do coração. Para Cristo, a corrupção não é externa ao homem, mas procede do seu interior. É do interior do homem, disse Jesus, que procedem todos os maus desígnios. O coração humano é a fonte da corrupção. Apenas o Espírito Santo pode transformar o coração, regenerando-o e convertendo-o. Apenas Deus tem o poder para purificar uma nascente contaminada pelo pecado, erradicando a corrupção, redimindo nosso coração. O Salmista bem disse: Cria em mim Oh Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável [Salmo 51.10] Até mesmo, mudanças na sociedade serão meros paliativos, enquanto não tivermos uma real mudança nos corações humanos por meio do evangelho. Não podemos vencer a corrupção sem uma real mudança interior, decorrentes da manifestação do poder, presença e favor divino. Para o Comentário Moody guardar o coração significa viver com sabedoria. E você querido leitor, tem guardado o seu coração?

Oremos ao Senhor: Senhor permita-me viver com a tua sabedoria, rejeitando assim toda inclinação perversa e pecaminosa. Purifica a minha disposição interior, por meio do teu Espírito e renove a minha vida, diariamente. Guardando a minha mente, disposição e afetos. Em nome de Jesus, teu filho unigênito. Amém!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.