DEVOCIONAL - PDE 63 UM DIA DE FÚRIA!


63-Um dia de fúria!

“Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.” João 2:13-17


            Quem estivesse na Jerusalém do século I e presenciasse o episódio aqui descrito poderia imaginar que o Senhor Jesus estava tendo um dia de fúria, nos moldes do filme de mesmo nome, do diretor Joel Schumacker estrelado por Michael Douglas (1993), em que o protagonista durante um engarrafamento em Los Angeles sai do seu carro em colapso nervoso respondendo com violência as situações estressantes que encontra em seu caminho. Jesus nesta passagem, em uma postura surpreendente utilizando um chicote, o azorrague, expulsa do templo os vendilhões e cambistas que corrompiam a finalidade da sua casa, que era uma casa de oração para todos os povos.
           Não se tratou de um dia de fúria, ou de um deslize na humanidade de Jesus que não soube se conter. O Senhor foi igual a nós em tudo, exceto no pecado! Jesus não pecou neste episódio, e nem se descontrolou, Ele, na verdade, teve um dia de Ira Santa contra o pecado e contra a corrupção no templo. Os discípulos viram neste episódio o cumprimento do Salmo 69:9. Cremos que o zelo pela casa de Deus continua sendo um valor imperativo, o Senhor Jesus não buscou ser politicamente correto, e nem colocou panos quentes na situação do pecado, mas o tratou com a seriedade devida restabelecendo as condições para o culto. Hoje, não temos mais uma estrutura centralizada de adoração nos moldes da lei mosaica, adoramos ao Pai em Espírito e em Verdade, porém, o zelo do adorador deve ser o mesmo, e, à casa do Senhor convêm santidade.

Oremos ao Senhor: Senhor Jesus tu que purificastes o templo, e nos ensinastes a abrangência da adoração. Venha e purifique a tua casa mais uma vez. Renove a tua Igreja e reaviva a tua obra para que os povos te adorem. Amem!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.