DEVOCIONAL - PDE 67 UM DEUS QUE CHORA?

67- Um Deus que chora?
“Jesus chorou.” João11:35

Chorar na cultura ocidental moderna é um símbolo de fraqueza, ainda é comum ouvirmos por aí a expressão: “homens não choram”, que demonstra que para muitas pessoas, o choro, não é compatível com a imagem de força ou liderança. Um Deus que chora soa aos nossos ouvidos ocidentais quase como uma contradição! Como é possível que Deus a expressão máxima do poder, da autoridade e do domínio possa chorar? Os antigos Gregos ao conceituarem o Deus Supremo conceberam um Deus impassível, sem reação, sem sentimentos. Um Deus apático. Esta imagem distorcida afetou e ainda afeta nossa concepção de Deus.

O Deus das escrituras sagradas não é impassível, mas sim compassivo, ou seja, Ele é um Deus que se importa e que reage. Que possui sentimentos e os expressa. No evangelho de João está registrado o fato de que o Senhor Jesus chorou. Embora os teólogos enfatizem que o choro do Salvador não foi uma expressão da sua divindade, mas sim de sua humanidade. Não podemos negar o fato, de que ali perante todos os presentes. O Deus-Homem chorou! Jesus chorou por que “ele é gente” e gente sente frio, calor, fome, se alegra, chora, se cansa, dorme, aprende progressivamente e possui angústias e dor, exulta de alegria. Jesus é verdadeiramente humano. Ele foi igual a nós em tudo exceto no pecado. Jesus chorou revelando o coração da Divindade. Ele chorou devido às consequências dos pecados dos homens e pelos homens. Ele chorou... e toda a dor e o pesar de Deus encontrou uma expressão humana. Jesus chorou conforme o Salmo 119:13 que diz: “Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.” Ou ainda com o sentimento de Deus registrado em Isaías 63:9-10: “Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.” Mas o seu choro não foi expressão de fraqueza, mas sim da força de um Deus que sacrifica a si mesmo para que tenhamos a vida!

Oremos ao Senhor: Deus eterno, nós te louvamos por Jesus Cristo teu filho unigênito que em sua pessoa e obra, revelam o teu caráter e compaixão. Reconhecemos, Senhor, que embora sejas imutável e eterno, não és imóvel e indiferente, mas sim todo compaixão, misericórdia e perdão. Perdoe os nossos pecados em Cristo, e através do teu Santo Espírito aplica a reconciliação. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.