DEVOCIONAL - PDE 76 O DEUS QUE AGE NO PRESENTE.


76-O Deus que age no presente.

Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Salmo 126.4



O salmo 126 fala sobre o Deus que age no presente. Passadas a exultação e alegria iniciais do retorno à terra, caberia agora ao povo assumir os grandes desafios da consolidação. A reconstrução das muralhas, o restabelecimento do culto, a luta por subsistência, a purificação do povo. Para estes crentes, não bastava a memória sobre os feitos de Deus em tempos passados. Era imperiosa a sua ação presente. O clamor do salmista expressa esta necessidade da presença e da ação divina. A figura utilizada, no verso em destaque ilustra o atual estado da nação e a transformação esperada pelo salmista na sua restauração. Podemos falar de três aspectos em que a restauração de Deus, é expressa neste salmo: geográfico, histórico, espiritual.

Neguebe, ou Neguev é a região desértica ao sul de Hebrom, a sudoeste do Mar Morto. Este termo significa “seco”, e em algumas versões é traduzido como “sul”. As torrentes do Neguebe eram canais, ou leitos de água formados a partir da canalização das chuvas que transformavam o cenário seco e sem vida, do deserto numa área verde e habitável. Referem-se aos “Uádi”, ou “´Aphiyq”, das regiões desérticas que são os leitos de um rio intermitente. A oração do salmista era para que Deus restabelecesse o povo, da mesma forma como a vida era restabelecida, pelas torrentes das águas. Um paralelo para a nossa compreensão seria o alagamento do Pantanal Mato Grossense em que a estação seca dá lugar ao período chuvoso mudando completamente o cenário. Esta belíssima imagem demonstra que Deus, é poderoso para mudar a nossa história completamente. Pela ação graciosa de Deus, somos transportados do cenário da desesperança e aridez para o palco da plenitude de alegria. Se os desafios enfrentados no presente são grandes, mantenhamos a esperança, pois existe um Deus que age sendo plenamente poderoso para transformar o cenário de nossas vidas.
Oremos ao Senhor: Deus eterno, cremos que o Senhor é poderoso e podes agir nos dias atuais. Que ao atravessarmos momentos difíceis, Tu venhas em nosso socorro, manifestando vida e renovação. Pois cremos em Ti Oh Deus gracioso. Que através do filho e por meio do Espírito tenhamos acesso as fontes de água viva. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
#reflexão #devocional #PDEPalavradeEsperança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.