DEVOCIONAL - PDE 75 O DEUS QUE AGIU NO PASSADO.

75-O Deus que agiu no passado.
Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Salmo 126.1

O salmo 126 é um cântico de romagem, um cântico de peregrinação. Estes cânticos tinham a finalidade de motivar os adoradores durante as suas jornadas em direção ao Templo. Seu contexto é o pós-exílio, descrevendo as circunstâncias vividas pelos judeus que haviam regressado para Jerusalém, após 70 anos de cativeiro babilônico, e as condições extraordinárias deste retorno. Observando a temporalidade deste salmo, poderíamos dividi-lo em três partes: passado, presente e futuro. Os israelitas enquanto realizavam a sua peregrinação recordavam-se que Deus estava ativo e presente em sua história.

Nos três primeiros versos os judeus são lembrados que o Senhor agira no seu passado recente. O Comentário Moody lembra que estes versos descrevem a alegria dos exilados ao retornarem a terra em virtude do decreto de Ciro. A situação, porém, nos dias da composição deste salmo era desanimadora. Recordar os atos redentores de Deus no passado, poderia ser uma grande fonte de motivação e esperança, para o seu povo. Deus não só agiu no passado recente dos israelitas trazendo-os de volta à terra, mas também no passado remoto, com o chamado do patriarca Abraão, com a libertação da escravidão do Egito, e a conquista da terra. Estas lembranças afirmavam a identidade dos judeus, fortalecendo-os para os grandes desafios de sua época. Assim podemos afirmar que conhecer a nossa história, reconhecendo nela os atos de Deus, podem fortalecer a nossa consciência para que enfrentemos os desafios do presente com esperança.

Oremos ao Senhor: Deus todo-poderoso. Nos desafios do presente queremos lembrar que temos uma história, e que o Senhor faz parte dela! Que cada recordação do que fizeste em nossa história, ou a nosso favor nas escrituras possam firmar a nossa identidade como filhos de Deus. Obrigado por Jesus Cristo, aquele que é o ápice de tua redenção e que entrou na história humana nos trazendo razões para viver. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.