DEVOCIONAL - PDE 70 PERPLEXIDADE!


70- Perplexidade!

E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Lucas 21:25



Perplexidade é a condição de espanto e dúvida diante de acontecimentos grandiosos e inesperados. O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define perplexidade como: 1. Irresolução, hesitação, dúvida.2. .Ambiguidade.3. [Retórica] O mesmo que dúvida. Perplexidade neste verso em destaque traduz “aporia”. A passagem descreve o estado de espanto e apreensão que virá sobre as nações da Terra quando o Dia do Senhor estiver se aproximando. (Is 13:10; Ez 32:7; Jl 2:31; Jl 3:15; Mt 24:29; Mc 13:24; Ap 6:12). Trata-se de uma hora derradeira, de um acontecimento final. Descreve o desenrolar das cortinas da história humana, antecipando cenário do juízo divino, e a inauguração do estado eterno. O que para as nações da terra (sem Deus) gera perplexidade, para o povo de Deus, ocasionará exultação e renovada esperança.

Perplexidade pode descrever também, as angustias humanas e reações intensas de dúvida, ou desespero diante realidades difíceis e surpreendentes que repentinamente se abatem sobre nós. Esta perplexidade, é passageira e representa as tempestades que se abatem sobre a vida humana. Referem-se as situações tumultuosas e difíceis que precisam ser enfrentadas com coragem e a certeza de que não durarão para sempre. Para estes momentos, Deus se revela como aquele que firma os nossos pés, e que sustenta a nossa casa. Ele pode revelar-se um refúgio seguro, um rochedo inabalável. Quando Deus é o fundamento de nossa segurança, ainda que aturdidos poderemos sempre declarar: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; Perplexos, mas não desanimados; Perseguidos, mas não desamparados; Abatidos, mas não destruídos. II Coríntios 4:8-9”

Oremos ao Senhor: Que nas horas de perplexidade, angustia ou frustração, saibamos esperar no Senhor pois, tu és a nossa rocha. Ainda que os céus e a terra se abalem, e os mares se agitem na sua fúria impetuosa causando perplexidade as nações. Nós, porém, exultaremos no Deus de nossa salvação, pois tu és Rei absoluto sobre o Cosmos, aquele que traz juízo e esperança para toda a Criação. Amem!

Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.