Seguidores

Postagens

Mostrar mais

DEVOCIONAL 143 - A NEGAÇÃO DE UM AMIGO.

 PDE 143 (5) A negação de um amigo.

"A criada que guardava a porta diz então a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Respondeu ele: Não sou." João 18.17
Jesus em sua via dolorosa enfrentou muitas provações e sofrimentos. Uma delas foi a negação de um amigo. Pedro era do colégio apostólico, e o líder natural do grupo de discípulos. Seu ímpeto e coragem o tornaram um importante seguidor de Cristo. Jhon MacArthur destaca que Pedro, com os irmãos Tiago e João eram os discípulos do círculo mais íntimo de Jesus. Pedro estava com Jesus no Monte da transfiguração, caminhou com Jesus sobre as águas, contemplou grandes curas e sinais efetuados por Cristo, e na região de Cesaréia de Filipe foi o primeiro a declarar que Jesus Cristo é o filho do Deus vivo. Sendo esta declaração, a pedra angular da proclamação da Igreja, poucas horas antes havia enfrentado, Malco, um soldado romano, e antes disto, havia dito a Jesus que estava disposto a morrer por ele. Não há dúvidas que Pedro era um amigo íntimo e discípulo leal de Jesus Cristo.
Contudo, conforme profetizara o próprio Jesus, Pedro haveria de negá-lo, e isto, em menos de 24 horas. O evangelho de João registra que Pedro e João procuraram, ainda que a certa distância. O seguiram até o pátio do sumo sacerdote, e após João introduzir a Pedro porta adentro, este assentou-se junto a fogueira para aquecer-se. Por três vezes quando indagado, negou ser discípulo de Cristo. Ao término da terceira negativa o galo cantou. Cumpriu-se o vaticínio de Jesus. Pedro como os demais discípulos, estavam tristes, confusos e dispersos. Como diz a profecia: "Ferirei o pastor e as ovelhas ficarão dispersas." Cristo foi ferido de muitas formas em sua jornada, mas, ele não desistiu. Sua vitória será a suprema reabilitação para aqueles que um dia fraquejaram, e negaram por palavras e ações, àquele amigo e Senhor que um dia juraram seguir.
Oremos ao Senhor. Deus eterno. Quantas dores Cristo sofreu. Quantas chagas ele suportou para que tivéssemos a redenção. Se temos em Palavras e obras, e até mesmo em omissões negado o teu santo nome. Dá-nos a graça de um genuíno arrependimento. Se sofrermos com abandono nesta terra, lembra-nos que até mesmo o Senhor já sofreu com a dispersão dos seus mais leais amigos. Aplica a graça e a compaixão de Cristo em nossos relacionamentos. E, que a nossa fé jamais desfaleça, mesmo que estejamos sendo joeirados como o trigo. Amém!
Esta foi a Palavra de Esperança de hoje gostou? Então compartilhe com mais alguém.



Comentários

Marcadores

Mostrar mais

Veja ainda...

ESBOÇO - A QUEDA DA MURALHA DE JERICÓ.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.