DEVOCIONAL 158 - INSPIRADAS PETIÇÕES.

 PDE 159 Inspiradas petições.

Sê generoso para com teu servo, para que eu viva e observe a tua Palavra. Salmo 119.17
Há muito o que se poderia falar sobre o salmo cento e dezenove. Ele é o maior capítulo da Bíblia com impressionantes cento e setenta e seis versículos, escrito em forma de acróstico com cada uma de suas estrofes iniciando a partir de uma das letras do alfabeto hebraico, algo que praticamente não tem sido destacado nas versões modernas da Bíblia. Este cântico inspirado exalta as maravilhas da Lei de Deus, compreendida aqui como o registro inspirado da Torah, conteúdo que corresponde aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento escritos por Moisés, também designados como Pentateuco. Não é minha pretensão, porém fazer uma análise exaustiva deste cântico do saltério (ao menos por enquanto), mas sim destacar três petições inspiradas que se encontram na terceira estrofe ["Guimel"] deste salmo.
Diz o salmista: "Sê generoso para com teu servo, para que eu viva e observe a tua Palavra." Destacam-se três sentenças nesta petição. Em primeiro lugar, o salmista recorre à bondade, e generosidade de Deus. É no seu amor benevolente que o salmista encontra o fundamento para a sua petição. Deus não é obrigado a nada, antes ele é o soberano e Senhor; ma por seu caráter benigno pode responder favoravelmente. Porque o Salmista recorre à generosidade divina? Para que ele viva! Vemos aqui um pedido pela existência, um clamor pela manutenção da própria vida na terra. A razão para viver do salmista é clara, é para que ele, como servo de Deus, e alguém que desfrutava de intimidade com o Eterno pudesse dedicar a sua vida a mais estrita observância da Palavra. Ao final, poderíamos ainda mencionar a generosidade que transborda da relação pactual. Abundam exemplos de respostas favoráveis a petições como estas nas escrituras e na experiência do povo de Deus. Que esta seja também a nossa petição. É importante lembrarmos, porém, que quando Deus não responde favoravelmente, isto não quer dizer que seu propósito ou bondade não existam. Ele continua sendo bom, generoso e fiel, porém devemos nos sentir encorajados a fazer esta mesma petição do salmista, certos de que hoje, Deus ainda pode conceder vida àqueles que a buscam e esperando em sua generosa graça.
Oremos ao Senhor. Deus eterno. Por tua generosidade e bondade humildemente suplicamos: preserve a nossa vida Senhor! Livra-nos dos perigos que rondam a nossa existência, preserve a nossa saúde, livra-nos do mal e dos maus. Guarda-nos da peste, da violência e da morte prematura. Salva-nos Senhor da morte espiritual que é morte das mortes, pois nos afasta da tua divina comunhão. Que a nossa vida encontre em Ti, o seu divino propósito. Mantenha-nos vivos, para vivermos para Ti, para que anunciemos a tua Glória, e isto por tua graça. Amém!
Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Então compartilhe com mais alguém!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.