DEVOCIONAL - PDE 77 O DEUS QUE AGE NO FUTURO.
77- O Deus que age no futuro.
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmo 126.5-6
O salmo 126 anuncia o Deus que age no futuro. Nestes versos em destaque observamos que o salmista destaca o desafio da subsistência. Era necessário que a terra produzisse e que os Judeus repatriados se dedicassem integralmente a este objetivo. Mas para esta diligente atividade era necessário um grande esforço no presente, e uma inabalável confiança no Senhor para o futuro. Aquele que lança a semente ao chão precisa crer que o solo é fértil, que a semente é boa, que as chuvas virão, e que a terra, ao final, dará a sua produção. Acima de tudo ele precisa crer que Deus existe e estará presente no seu futuro. O paralelismo sinonímico destes versos, enfatiza árduo trabalho no presente e a esperada colheita futura.
Para o filósofo francês Edgard Morin o mundo que vivemos é marcado por um elevado grau de incerteza, e o desafio estaria em recuperarmos, a sabedoria para enfrentarmos este cenário. O cristão, embora viva neste mesmo mundo, descrito por Morin e enfrente as mesmas incertezas humanas, possui uma qualidade inegável, que o distingue, a esperança! A esperança cristã, procede da sua confiança que Deus está ativo no presente e presente no futuro. Para o que confia em Deus, o futuro não é o cenário da paralisia e do medo, mas sim cenário do trabalho diligente, e objeto de uma esperança renovada. Os israelitas tinham a mesma compreensão, pois sabiam que o Deus Amoroso que os havia conduzido até aquele momento, não haveria de abandona-los a sua própria sorte. Wiersbe corretamente afirma que há bênçãos que Deus envia repentinamente (vv. 1-3), enquanto outras vêm com o passar do tempo (v. 4); outras, ainda, vêm depois de semear, chorar e esperar com paciência (Tg 5:7). Porém, sua promessa não falha: "Porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Gl 6:9).
Oremos ao Senhor: Pai nos achegamos a tua bendita presença. Cremos que o Senhor agiu poderosamente no passado, tem nos sustentado no presente, sendo a nossa esperança e garantia para o futuro. Que como peregrinos, que somos nesta terra, sejamos semeadores de boas novas, trabalhando arduamente aguardando a colheita final. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.
Comentários
Postar um comentário