DEVOCIONAL - PDE 90 SOBRE VISITAS E BONS LIVROS.

90- Sobre visitas e bons livros.
Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4.13
        Existem necessidades humanas que são básicas e não podem jamais ser negligenciadas. O alimento diário, a vida, a dignidade, a intimidade, o desfrutar de verdadeiras amizades, a espiritualidade genuína, que consiste na necessidade absoluta de uma relação pessoal e vital com Deus. Para o velho Paulo, o apóstolo de Cristo, entre os gentios(nações), que estava preso em Roma após ter cumprido a carreira e guardado a fé, após ter pregado “no limite extremo do Ocidente” (Espanha?), a sua lista de necessidades básicas estava pronta: uma boa visita de amigos e irmãos, uma capa para o frio rigoroso, livros e pergaminhos para permanecer lúcido e ativo, e a reintegração (reconciliação?) com um antigo companheiro de equipe (João Marcos).
        Livros e pergaminhos aqui podem significar que Paulo estava preocupado com livros de cultura geral e das sagradas escrituras, Mateus Henry, por exemplo pensava desta maneira, se for este o caso, e sabendo que Paulo era ciente da iminência de sua morte, devemos então louvar a Deus, por esta disposição de Paulo que revela que não existe momento inadequado para darmos adquirirmos cultura, e fortalecermos a nossa fé. Outros porém, consideram que os livros e pergaminhos, signifiquem as escrituras sagradas, documentos pessoais, e o material para escrita de novos textos inspirados, neste caso Paulo estava interessado em ter acesso a porções Velho e Novo Testamento e material que possibilita-se a edificação do povo de Deus. O que temos certeza, porém é que entre as necessidades básicas elencadas por Paulo destacavam-se a leitura atenta, e diária das sagradas escrituras. Como Spurgeon disse certa vez, visite bons livros mas resida na Bíblia. Paulo vivia nas sagradas escrituras, sendo ele mesmo um autor destacado do novo testamento.
Oremos ao Senhor: Senhor, quantas necessidades básicas que possuímos, precisam ser diariamente supridas. Conceda-nos desfrutar de cada uma delas mas, dentre todas que nunca nos faltem as sagradas escrituras, pois nelas encontramos o testemunho sobre Jesus Cristo, nosso Salvador. Amem!
Esta é a Palavra de Esperança de hoje! Gostou? Então compartilhe com mais alguém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.