DEVOCIONAL - 232. SALMO 73 (1) BONDADE.

"Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo." Salmos 73:1

      O Salmo 73, composto por Asafe, um dos levitas responsáveis pela adoração do antigo Israel, apresenta uma indagação que é recorrente nas escrituras. A razão da prosperidade dos maus, ou como nas palavras do grande pregador galês, do século passado, Dr. Martin Lloyd Jones. Por que prosperam os ímpios? Não pretendo nestes próximos devocionais responder a esta pergunta, muito embora no próprio salmo 73 encontraremos a responda se prestarmos a devida atenção. Gostaria, porém, de destacar as promessas de Deus, para os que são justos, e apesar dos infortúnios, e aparentes injustiças desta vida, necessitam de razões para permanecerem fiéis. A primeira promessa, convicção do Salmista repousa na bondade de Deus.

       Diz Asafe, com efeito Deus é bom para com Israel. Aqui nesta sentença vemos uma promessa de Deus, a sua bondade para com o seu povo eleito, Israel como a sua herança. Ainda que no sentido original esta promessa estivesse circunscrita ao povo de Deus, podemos afirmar que ela se estende a todo o "Israel de Deus" no sentido de herdeiros pela fé da herança de salvação, através de Jesus Cristo. Deus derramará sobre o seu povo a sua bondade. O favor do Senhor virá sobre os que confiam nele. A segunda informação que encontramos neste verso é a característica dos beneficiários da bondade de Deus. Os de coração limpo. Isto quer dizer aqueles lavados pelo lavar regenerador do Espírito Santo, e que servem a Deus destituídos de qualquer traço de torpe ganância ou malícia. De onde procede estes favores divinos para com o seu povo? Da sua natureza santa e bondosa. Um importante testemunho foi dado por um dos grandes teólogos do cristianismo. "Deus é o sumo bem, acima do qual não existe outro bem superior; é o bem imutável e, por isso mesmo, é verdadeiramente eterno e imortal. Todos os outros bens têm sua origem nele, mas não são da sua mesma natureza." - Agostinho. Por esta afirmação reconhecemos que a natureza de Deus aponta para a sua bondade, e por esta razão podemos aguardar e esperar na sua benevolência.

Oremos ao Senhor. Deus graças te damos porque toda boa dádiva, e dons perfeitos procedem do Senhor em quem não existe sombra ou variação de mudança. Tu és o sumo bem, e fonte de toda a bondade e graça neste mundo. Quando nos sentirmos excluídos de tua bondade, lembra-nos que o Senhor é bom, e que tua bondade transborda em cuidados de amor para com os em Ti esperam. Amém.

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Compartilhe com alguém. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.