DEVOCIONAL - 235. A POLARIZAÇÃO QUE INTERESSA. PARTE I.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela." Mateus 7:13

      Caminhando pelas ruas de um município do interior do Brasil, vi uma imagem que mexeu comigo profundamente. Nas ruas deste pequeno município, num final de semana, vi um contraste nas ruas. Basicamente encontrei dois grupos de pessoas. Os que caminhavam para Igrejas vestindo os seus ternos ou não, ou que de alguma forma estavam ligadas as suas famílias, ao trabalho e as coisas simples e boas da vida, os respeitáveis. E outro grupo daqueles que sem perspectiva, desesperançados entregavam-se a algum tipo de dissolução; vícios dos mais desenfreados. Vi adolescentes e jovens desde as primeiras horas da manhã bebendo, jogando, envolvidos com atividades que não deveriam jamais serem introduzidas, em grupos tão jovens. Não existia um meio termo, uma média ponderada, era tudo preto ou branco. Talvez no interior a sinceridade seja maior do que nas grandes capitais, e os grandes contornos da vida, sejam mais simples, diretos e dramáticos. 

     Naqueles dias eu vi uma polarização, mas uma que interessa. Falemos de polarização. Vivemos um tempo de estranhamentos anabolizados, entre amigos e familiares. Pessoas que outrora andavam juntas, agora não se reconhecem mais, ou pior fingem que não viram aqueles amigos que já foram do interior de suas casas, e da intimidade de suas vidas. Temos o adoecimento da sociedade e a demonização das pessoas. Isto é grave, e infelizmente não vejo sinais de melhora no curto prazo. Porém, existe uma polarização anterior e mais essencial. Muitas pessoas encontram-se perdidas, sem esperança, como ovelhas sem pastor. Elas precisam conhecer o caminho, e são poucos os que anunciam a verdade nestes dias porque estão ocupadas demais sendo pessoas de bem, de moral, e condenando aqueles que precisam de salvação. A polarização que interessa é esta: Jesus é o caminho, a verdade e a vida.  E são poucos os que o seguem, o conhecem, e o encontram. 

Oremos ao Senhor. Deus eu peço perdão, por parecer respeitável demais, para que alguém distante se aproxime do Senhor, eu lamento por não me compadecer do meu próximo que ainda não te conheceu, por não ser parecido contigo. Que a polarização não me impeça de amar os meus inimigos, fazer o bem aos que me odeiam sem motivo ou conhecimento, de me compadecer dos que carecem de esperança, amor e atenção. Lembra-me de que somos da mesma estrutura e dignidade, todos nós andávamos desgarrados. Tu és o Supremo pastor que se compadece das ovelhas. E que na minha respeitável espiritualidade eu não seja reprovado como aqueles que mataram os apóstolos e profetas, tendo levado o Senhor àquela cruenta Cruz. Amém.

Esta foi a Palavra de Esperança de hoje. Gostou? Compartilhe com alguém.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.