DEVOCIONAL - CDBC 22 - "DEUS SE FEZ HOMEM."
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Resposta. Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem assumindo um verdadeiro corpo e uma alma racional. Ele foi concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da virgem Maria e nasceu dela, sem pecado.
Referências: Hb 2.14; Mt 26.38; Lc 2.52; 1.31, 35; Hb 4.15.
“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” (Lc 1.31)
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc 2.52)
Comentário:
A assembleia pergunta como Cristo, sendo o Verbo eterno de Deus, se fez homem. A resposta a esta pergunta é uma das mais fantásticas afirmações sobre o caráter divino: a doutrina da encarnação.
Esta doutrina ensina que Jesus, pelo poder do Espírito Santo, ao nascer da virgem Maria, assumiu um verdadeiro corpo e uma alma racional. Ou seja, ele foi homem de maneira integral, tendo corpo como nós e alma como todos os seres humanos.
Ele foi um homem completo: aprendia, crescia, sentia fome e sede, chorava, se cansava, se alegrava, se enfurecia. Ele tinha plenas condições de ser um legítimo representante do gênero humano. Podemos dizer que ele foi igual a nós em tudo, mas sem pecado.
Sua divindade governava sua humanidade de forma que ele jamais pecou. Com sua morte, Jesus trouxe vida àqueles que o Pai lhe deu. E com a ressurreição, se tornou o primeiro glorificado, o primogênito dentre os mortos.
Na nossa ressurreição, seremos semelhantes a ele em sua humanidade glorificada. Isso só será possível porque Deus o tornou o primogênito dentre muitos irmãos.
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.
Comentários
Postar um comentário