DEVOCIONAL - CDBC 31 - "VOCAÇÃO EFICAZ"

Pergunta 31: Que é vocação eficaz?

Resposta: Vocação eficaz é a obra do Espírito Santo, que, convencendo-nos do nosso pecado e da nossa miséria, iluminando nossos entendimentos pelo conhecimento de Cristo e renovando a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho.

Referências: 1Ts 2.13; At 2.37; 26.18; Ez 36.25-27; 2Tm 1.9; Fp 2.13; Jo 6.37, 44-45.

Versículo-chave: "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade." (Fp 2.13)

Comentário:

A palavra "vocação" significa "chamado". A vocação eficaz é um chamado de Deus por meio do Espírito Santo, que nos capacita a responder favoravelmente à pregação do Evangelho. Sabemos que este chamado do Espírito sempre será eficaz porque o Senhor Jesus Cristo disse: "Minhas ovelhas ouvem a minha voz" (Jo 10.27).

A Assembléia de Westminster apresenta algumas características deste chamado:

1. Convence-nos do pecado e da miséria: É necessário que o Espírito nos convença do nosso pecado e da nossa miséria. Sem isto, pecadores como nós, nunca poderiam aceitar o Evangelho da nossa salvação, posto que o homem natural é inimigo de Deus e não busca glorificá-lo (Rm 8.7).

2. Ilumina nosso entendimento: É também necessário que o Espírito ilumine o nosso entendimento, do contrário, permaneceríamos cegos para as verdades do Evangelho (2Co 4.4). Sem esta iluminação nós nunca compreenderíamos a mensagem do Evangelho, reconhecendo sua veracidade.

3. Renova a nossa vontade: Se o Espírito não renovar as vontades corrompidas pela queda, ninguém terá o desejo de servir a Deus e Lhe tributar louvor (Ef 2.1-5). É necessário que o Espírito retire de nós este coração de pedra endurecido pelo pecado e nos dê um novo coração de carne, sensível às verdades da Palavra de Deus (Ez 36.26).

É através deste chamado interior do Espírito que nos tornamos aptos a abraçar o Evangelho.

Soli Deo Gloria.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.