DEVOCIONAL - CDBC 25 - "SACERDOTE"

Pergunta 25. Como Cristo exerce as funções de sacerdote?

Resposta. Cristo exerce as funções de sacerdote de maneira única e infalível. Ele se ofereceu a si mesmo como sacrifício uma vez por todas, para satisfazer a justiça divina e reconciliar-nos com Deus. Ele também intercede continuamente por nós junto ao Pai.

Referências: Hb 9.28; Rm 3.24-26; 10.4; Hb 2.17; 7.25; Is 53.12.

“Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele.” (NTLH)

Comentário:

Cristo é o verdadeiro sacerdote. Se o profeta é aquele que fala ao povo em nome de Deus, o sacerdote é aquele que, em nome do povo, se dirige ao próprio Deus.

Os sacerdotes do Antigo Testamento precisavam se purificar para oferecer sacrifícios a Deus em nome do povo. Por isso, era necessário que pedissem primeiro pelos seus próprios pecados. Santidade e consagração eram exigidas por Deus no ofício sacerdotal. Eles não podiam se apresentar diante de Deus com qualquer traço de impureza.

Os sacrifícios se repetiam constantemente porque a oferta não era suficiente para cobrir os pecados. O templo, as vestes e os rituais não redimiam os pecados, pois apenas apontavam para o futuro. O ofício sacerdotal do Antigo Testamento era um grande sinal que apontava para Cristo.

Cristo é aquele que cumpre todas as expectativas com relação ao sacerdócio. Ele adentrou os céus e se ofereceu como sacrifício junto ao Pai, intercedendo por nós, aqueles que nele creem e esperam a sua volta. Seu sacrifício tem valor eterno. Neste momento, Ele ainda intercede diante do Pai a nosso favor. No seu retorno, Ele virá em glória para resgatar aqueles que estão cobertos pelo sacrifício do seu sangue. SDG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.