DEVOCIONAL - CDBC 39 - '"A LEI MORAL."

 Pergunta 39: Qual é o dever que Deus exige do homem?

Resposta: O dever que Deus exige do homem é obediência à sua vontade revelada.
Ref. Mq 6.8; Lc 10.27-28; Gn 17.1

“O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus”
“O homem respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo’’. A sua resposta está certa! Disse Jesus. Faça isso e você viverá.

Comentário:
    A Assembleia agora entra no tema da lei. A lei para os reformadores não é vista como contrária à graça. Embora para eles a salvação seja exclusivamente pela graça, independente das obras da lei, a lei ainda é a expressão da santidade de Deus e, por consequência, ainda continua sendo uma exigência legítima da parte de um Deus Santo e Justo.
    A pergunta desta sessão evoca a questão do que Deus exige de nós seres humanos. E os reformadores responderam que Deus exige de nós obediência à sua vontade revelada.
    Na grande comissão, o Senhor Jesus disse que os Seus discípulos deveriam ir pelo mundo fazendo discípulos de todas as nações e ensinando-lhes a guardar tudo o que Ele havia ensinado. Tudo isto nos faz pensar que a lei ainda tem um papel a desempenhar na vida do cristão, pois ela é vontade de Deus.
    Nós distinguimos, contudo, a lei moral, de caráter perpétuo, da lei cerimonial, de caráter transitório. A lei cerimonial consiste nas ordenanças do Velho Testamento, tais como: a circuncisão, os dias de festa, os sacrifícios, as vestes sacerdotais, as leis acerca do templo, os votos de nazireu, o sacerdócio levítico, o ofício profético e real. Estas prescrições apontavam para o Messias e, com a Sua chegada, perderam seu valor; sendo o próprio Deus que lhes retirou o valor e significado. Porém, a sua lei moral expressa nos dez mandamentos e nas duas máximas referentes ao amor (amor a Deus e ao próximo) tem um caráter permanente.
    Só haveremos de ser plenamente obedientes à lei de Deus, na Glorificação, mas desde já somos chamados à obediência ao nosso Senhor. SDG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.