DEVOCIONAL - CDBC 26 - "OFÍCIO REAL"
CDBC - COMENTÁRIO DEVOCIONAL DO BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER.
Resposta. Cristo exerce as funções de rei de maneira soberana e eterna. Ele nos submete a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.
Referências: Sl 110.3; At 2.36; 18.9-10; Is 9.6-7; 1Co 15.26-27.
Versículos:
“Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.” (Sl 110.3)
“Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” (At 18.9-10)
Comentário:
O Senhor reina! Esta afirmação resume o ensino das Escrituras sobre o ofício real de Cristo. As escrituras nos ensinam que toda autoridade lhe foi dada no céu e na terra.
O livro de Apocalipse nos apresenta a imagem de um Cristo glorificado que tem a liderança da Igreja nas suas mãos, que vive pelos séculos dos séculos e que tem as chaves da morte e do inferno (Hades). As escrituras o apresentam como Senhor e Deus, como declarado por Tomé e Pedro. Ele reina sobre toda a criação e venceu a morte.
O seu reino é eterno, mas, como ele mesmo disse, não vem com visível aparência, pois está dentro de nós. Cristo reina tanto sobre a criação quanto sobre os corações dos homens. Ele estabelecerá a sua igreja neste mundo e derrotará todos os seus inimigos. O último inimigo a ser derrotado é a morte.
Ele cumpre a esperança messiânica de que da família de Davi nasceria um Rei cujo reinado não teria fim. Quando tudo estiver consumado, ele devolverá o governo ao Pai para que Deus seja tudo em todos. E nós, o seu povo, vamos estar para sempre com o Senhor. SDG
CDBC-Versão Atualizada. 2020. Todos os diretos reservados.
Comentários
Postar um comentário