DEVOCIONAL - CDBC 29 - "REDENÇÃO ADQUIRIDA"

Pergunta 29: Como nos tornamos participantes da redenção adquirida por Cristo?

Resposta: Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo Seu Santo Espírito.

Referências: João 1.12; 3.5-6; Tito 3.5-6

Comentário: O tema central desta seção é a obra do Espírito Santo na aplicação da redenção adquirida por Cristo. Jesus, em seu diálogo com Nicodemos, enfatiza a necessidade do novo nascimento, operado pelo Espírito Santo, para entrar no reino de Deus (João 3.5). Essa obra regeneradora é simbolizada no sacramento do batismo, como descrito em 1 Coríntios 12.13: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."

Sem a ação soberana do Espírito Santo, o ser humano permanece "morto em seus delitos e pecados" (Efésios 2.1). Diante dessa realidade, podemos afirmar:

1. A redenção é adquirida por Cristo: A obra redentora de Cristo é a causa da nossa salvação. Somos justificados pela fé em Cristo Jesus, reconhecendo que Ele pagou com Sua vida e morte o preço dos nossos pecados. Sua ressurreição garante a vitória sobre a morte e concede vida eterna a todos que creem em Seu nome.

2. A redenção é aplicada pelo Espírito Santo: A redenção em Cristo é aplicada em nós, filhos de Deus, através da obra do Espírito Santo. O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo, apontando para a obra redentora de Cristo.É o Espírito Santo que fixa essa obra redentora em nossos corações, concedendo-nos o novo nascimento e a vida eterna.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.