DEVOCIONAL - CDBC 28 - "EXALTAÇÃO DE CRISTO"

Pergunta 28: Em que consiste a exaltação de Cristo?

Resposta: A exaltação de Cristo consiste em Ele ressurgir dos mortos no terceiro dia; em subir ao Céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai, e em vir para julgar o mundo no último dia.

Referências: 1Co 15.4; Ef 1.20-21; At 17.31.

“O qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder; e domínio, e de todo nome que se possa referir; não só no presente século, mas também no vindouro.” (Ef 1.20-21)

Comentário:

Nosso Senhor foi exaltado, sua obra não foi em vão. A Assembléia de Westminster nos mostra a Sua exaltação, uma escala ascendente que demonstra Sua vitória e a aceitação de Sua obra pelo Pai. Esta escala também é progressiva e ainda não atingiu seu clímax, o que só acontecerá na Sua volta gloriosa.

A escala da exaltação de Cristo:

1. Ressurgiu dos mortos: Ele ressuscitou ao terceiro dia. A morte não poderia reter o Autor da vida. Ele possui as chaves da morte e do inferno. A ressurreição é a grande prova de que a nossa fé não é vã, pois o Pai O ressuscitou dentre os mortos. Ele apareceu aos seus discípulos após a ressurreição, e eles puderam vê-lo, tocá-lo e testemunhar, assim como Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”

2. Subiu ao céu: Depois disto, Ele subiu aos céus, retornando ao Pai. Todos os Seus discípulos puderam ver isto. Ele subiu aos céus como o primeiro glorificado, o Primogênito dentre os mortos. Tanto a Sua divindade quanto a Sua humanidade permanecem unidas até hoje.

3. Está sentado à direita de Deus Pai: Ele possui um trono no céu! Ele está sentado à direita de Deus, donde Ele reina sobre tudo e sobre todos. Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Soberano do Universo e Senhor da Sua Igreja, que é o Seu corpo e objeto do Seu amor.

4. Virá para julgar o mundo: Este é o clímax de Sua exaltação. Ele virá julgar o mundo, resgatar a Sua igreja, derrotar definitivamente os Seus inimigos e receber a glória de todos os povos, línguas e nações. Até mesmo aqueles que O odeiam haverão de reconhecer neste dia, de joelhos dobrados, que Jesus Cristo é Senhor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESBOÇO - ISAÍAS 42.1-4. CANA QUEBRADA E PAVIO FUMEGANTE.

ESBOÇO - ICABODE - PORQUE A GLÓRIA DE DEUS SE FOI.

ESBOÇO - MENSAGEM MATEUS 7.7-11. O VALOR E O PROPÓSITO DA ORAÇÃO.